Mário de Andrade homenageado na Flip
Etiquetas: Flip, Literatura, Mário de Andrade
___________________________________________________________________________________Mário de Andrade é o autor homenageado na 13ª edição da Festa Literária Internacional de Paraty (Flip), que se realiza entre 1 e 5 de Julho.
Mário de Andrade nasceu em 1893 na cidade de São Paulo, onde viria a falecer em 1945 com apenas 51 anos. Ao longo da sua carreira foi escritor, poeta, crítica, musicólogo e ensaísta e assinou obras como Macunaíma, A Escrava que não é Isaura ou Amor, Verbo Intransitivo, entre muitos outros.
Cultura popular e indústria cultural, património material e imaterial, língua escrita e falada, cultura indígena, literatura, identidade e género, foram alguns dos temas abordados por Mário de Andrade e que, segundo comunicado da organização, “a Flip pretende abordar e actualizar na sua edição de 2015”.
Assim, as homenagens a Mário de Andrade vão ocupar grande parte do programa da Flip 2015 e incluem conferências, palestras e sessões de debate, bem como uma exposição fotográfica e novas interpretações da sua obra literária e poética.
A editora Nova Fronteira (responsável pela edição da obra de Mário de Andrade) anunciou também o lançamento de novos volumes de Mário de Andrade. Entre essas edições, destaca-se a obra inédita Café, que em 1929 o autor descreveu a Manuel Bandeira como “um romance de oitocentas páginas cheias de psicologia e intensa vida”.