Lançada antologia bilingue de Álvaro Mutis no CCB
Etiquetas: Álvaro Mutis, Assírio & Alvim, Centro Cultural de Belém, Colômbia, Dia Mundial da Poesia, Lauren Mendinueta, Literatura, Nuno Júdice, Os Versos do Navegante
___________________________________________________________________________________No passado domingo, a componente latino-americana, organizada pela Casa da América Latina, do Dia Mundial da Poesia no Centro Cultural de Belém incluiu o lançamento de Os Versos do Navegante: Antologia Poética do colombiano Álvaro Mutis. A obra poética, uma edição bilingue da Assírio & Alvim, conta com seleção de poemas por Lauren Mendinueta e tradução de Nuno Júdice.
Álvaro Mutis (Bogotá, 1923) é considerado o maior dos poetas colombianos vivos e um dos grandes nomes da poesia hispânica contemporânea. Os Versos do Navegante é a primeira antologia da sua obra poética editada em Portugal e reúne uma seleção de textos de todos os seus livros de poesia publicados até hoje. Angústia e fatalidade, mas também exuberância e fascínio, são as pedras fundacionais da sua insólita e vital literatura. A obra de Mutis tem sido distinguida com diversos prémios e distinções, entre os quais o Prémio Príncipe de Astúrias das Letras de 1997, o Prémio Reina Sofía de Poesia Iberoamericana de 1997 e o Prémio Cervantes em 2001. Amigo de Gabriel García Márquez e o primeiro leitor dos seus rascunhos, Mutis vive no México desde 1956.