Assinatura de Acordos entre Portugal e o Brasil

Etiquetas: , ,
___________________________________________________________________________________

O Palácio da Necessidades recebeu no dia 8 de novembro, a cerimónia pública de assinatura do Memorando de Entendimento entre o Ministério dos Negócios Estrangeiros, o Ministério do Ambiente e Ação Climática e o Ministério do Desenvolvimento Regional do Brasil (MDR), em matéria de gestão de recursos hídricos e saneamento.

A sessão foi presidida pelo Secretário de Estado da Internacionalização, Eurico Brilhante Dias, pela Secretária de Estado do Ambiente, Inês dos Santos Costa, e pelo Ministro do Desenvolvimento Regional do Brasil, Rogério Marinho. Rogério Marinho, deu como exemplo do valor das parcerias com empresas portuguesas “a grande obra dos canais de transposição das águas desde São Francisco ao Semi-árido brasileiro, numa extensão de 500 km”. “Um troço que fará parte da maior obra hídrica em construção no mundo que atingirá 1500 km de canais, no intuito de preservar e distribuir um dos maiores desafios e o maior bem do Brasil, as suas águas”, destacou.

Brilhante Dias destacou também na celebração deste documento com “um instrumento fundamental para a internacionalização das empresas portuguesas nos setor da água e gestão hídrica, saneamento e resíduos”.

Nesta cerimónia foram ainda firmados programas de atividades entre o MDR e a Associação das Empresas Portuguesas para o Sector do Ambiente (AEPSA), a Associação dos Industriais de Construção Civil e Obras Públicas (AICCOPN), a Parceria Portuguesa para a Água (PPA), a Associação Portuguesa de Projetista e Consultores (APPC) e a Associação Smart Waste Portugal.

Reconhecendo a importância da gestão da água e do saneamento para o bem-estar das sociedades e para o desenvolvimento das economias dos dois países, estes instrumentos visam intensificar a cooperação bilateral, promovendo igualmente os critérios ambientais, sociais e de governança.

Veja aqui a cerimónia:

Partilhe: