Receita típica panamiana de Natal

Etiquetas: , , , ,
___________________________________________________________________________________

Aprenda a fazer Ron-Ponche, a bebida tradicional natalícia do Panamá, ideal para tomar depois do café, aperitivo ou qualquer outra ocasião.

 

Ingredientes:

2 latas de leite evaporado
1.200 ml. de leite fresco
450 gr. de açúcar
50gr. de açúcar de baunilha ou* baunilha líquida 30gr.
150 ml. de rum ou a gosto
2 colheres de sopa de maisena
9 gemas de ovo

*Se usar baunilha líquida, acrescentar mais 50gr. de açúcar.

Preparação:

Por o leite e o leite fresco (preferencialmente à temperatura ambiente), o açúcar (normal e de baunilha), e a maisena no recipiente do Thermomix e programar 5 minutos, a 90º, velocidade 2 ½, até que fique tudo misturado e o leite esteja quente. Caso o leite ainda não esteja quente, programar mais 1 ou 2 minutos.

Passado este tempo, acrescentar pelo bocal as 9 gemas, e programar a mesma velocidade e temperatura por mais 2 minutos.

Colocar a mistura numa panela ou caçarola grande e deixar em banho maria durante 30 minutos sem tapar e tendo o cuidado para que não caia água dentro.

Uma vez passados estes 30 minutos, deixar esfriar à temperatura ambiente, e acrescentar o rum envolvendo com uma colher de pau. Nunca se deve acrescentar o rum quando o preparado ainda está quente.

Ter preparadas 3 garrafas de cristal de vinho (750cc), com a respetiva rolha. Estas devem estar limpas e completamente secas e livres de gotas de água ou humidade. Verter o Ron-Ponche para as garrafas e colocar no frio. Antes de servir (bem frio), agitar um pouco.