Teatro Tierra visita Portugal com obra sobre Fernando Pessoa

Etiquetas: , , ,
___________________________________________________________________________________

O dia 27 de março de 2017, Dia Internacional do Teatro, foi comemorado no Teatro A Barraca com a apresentação da peça “Los 5 Entierros de Pessoa”, escrita e dirigida por Juan Carlos Moyano, do grupo colombiano “Teatro Tierra”.

O Teatro Tierra, é uma companhia colombiana, estável, com 30 anos de existência, que tem por inspiração as temáticas literárias. O grupo abordou a vida de Fernando Pessoa e os seus heterónimos, para criar a peça intitulada “Os cinco enterros de Pessoa”. Na origem estiveram os versos de Juan Manuel Roca sobre a condição plural do ilustre lisboeta.

O grupo dedicou-se a ler, a estudar a língua portuguesa e a consultar alguns especialistas. Através do Festival Internacional de Teatro do Alentejo, viajaram por várias cidades portuguesas para perceber melhor a relação entre um poeta solitário e uma multidão que o acompanha.

O diretor do grupo, Juan Carlos Moyano, realizou uma primeira versão desta peça com o grupo Lendias d`Encantar de Beja, o Teatro Dos de Havana e o Teatro Tierra de Bogotá. O primeiro resultado pôde observar-se a finais do inverno de 2015. Depois, de regresso à Colômbia o grupo dedicou-se a desenvolver a peça durante mais de um ano e estreou a versão definitiva no Festival Internacional de Teatro de Bogotá. A obra obteve a “Beca Nacional de Creación del Ministerio de Cultura de Colombia”, obteve o prémio para a escrita dramatúrgica Iberescena 2015.

Terminando a sua digressão em Portugal, o grupo celebrou o Dia Internacional do Teatro com uma última apresentação no Teatro A Barraca, em Lisboa.