Teixeira Duarte vai gerir terminal de contentores na Venezuela

Etiquetas: ,
___________________________________________________________________________________

O grupo Teixeira Duarte – Engenharia e Construções assinou uma Aliança Estratégica para Operação e Gestão Portuária do Terminal Especializado de Contentores do Porto de La Guaira, na Venezuela com a empresa pública Bolivariana de Puertos (Bolipuertos). Este acordo contempla a conservação, administração, gestão, operação e aproveitamento do porto.

Em comunicado enviado à CMVM, a construtora portuguesa explica que o objetivo passa por “otimizar o desenvolvimento e crescimento da atividade terminal, convertendo-o num porto de transferência do mar Caribe e da América Latina”.

A empresa portuguesa vai investir 37,5 milhões de euros para ficar com a exploração do porto durante os próximos 20 anos. O terminal tem uma área de 17 hectares e um cais acostável com 693 metros, tendo a capacidade para movimentar anualmente um milhão de TEU (unidade equivalente a contentores de 20 pés).

Segundo a Teixeira Duarte, o acordo agora firmado teve em consideração um outro acordo estabelecido em 2008 entre Portugal e a Venezuela em matéria de cooperação económica e energética, para promover o intercâmbio de bens, serviços, tecnologia e outros interesses comuns aos dois países.

Partilhe: