Terminou curso de Verão ‘América Latina Hoje’

Etiquetas: ,
___________________________________________________________________________________

O curso de verão América Latina Hoje, organizado pela CAL e o CIES-IUL, encerrou a sua 6ª edição. Ao longo de uma semana, amplamente partilhada e participada, alunos, professores e conferencistas  trocaram e apontaram pistas para o futuro, reflectindo sobre o que é a América Latina.

Por forma a dar conta da complexidade da região, além dos módulos estruturais do curso (o enquadramento histórico e as dinâmicas sociais, políticas, culturais e económicas), foram objecto de análise os mais variados temas: as políticas sociais no espaço ibero-americano, a política externa brasileira, os direitos humanos na Argentina (aos 30 anos da democracia), o golpe no Chile (40 anos depois), o Panamá contemporâneo, as drogas e políticas públicas na América Latina e em Portugal, a imigração latino-americana na Península Ibérica, a teologia da libertação hoje, a edição em Portugal de escritoras latino-americanas, o sistema de orquestras na Venezuela e a inclusão social pela arte.

Agradecemos o contributo de todos os que participaram, alunos, conferencistas e professores, em especial: Alexis Goosdeel, Alix Sarrouy, Ana Rita Chaves, Beatriz Padilla, Carlos Garcia Baltar, Erwan Varas, Federico Richa-Humbert, Francisco Cuberos, Gelson Fonseca Júnior, Hugo Seabra, Isabel Lousada, Laura Martinez, Marcelo Moriconi, Maria Xavier, Mario Olivares, Pedro Cardim, Rui Grácio, Sofia Sampaio e Susana Henriques.

Um agradecimento ainda ao fotógrafo Roberto Huarcaya, pela cedência da imagem Playa Publica – playa privada (Lima, Peru).