Filmes latino-americanos no DocLisboa 2012

Etiquetas: , ,
___________________________________________________________________________________

Os seguintes filmes latino-americanos serão exibidos na edição de 2012 do DocLisboa, que terá início no dia 18 de outubro e terminará no dia 28 do mesmo mês.

Cuando despierta el Pueblo / When the People awake
Colectivo de la Unidad Popular | 59′ / Chile /1973
Retrospectiva United We Stand, Divided We Fall
27 OUT. 16:15 – Londres – Sala 2

Documentário que explora a construção do socialismo no Chile: vemos a transição difícil do capitalismo para o socialismo tentada pelo Governo de Unidade Popular de Allende, em 1970-73, traçando o seu passado histórico, a evolução e a tragédia iminente. Feito por chilenos que preferem manter o anonimato e cuja identidade não pode ser divulgada.

Filme exibido na sessão CRIES FROM SOUTH AMERICA / LAMENTOS DA AMÉRICA DO SUL, juntamente com Me matan si no trabajo y si trabajo me matan / They kill me if I don’t work, and if I work they kill me.

Me matan si no trabajo y si trabajo me matan / They kill me if I don’t work, and if I work they kill me
Raymundo Gleyzer | 20′ / Argentina / 1974
Retrospectiva United We Stand, Divided We Fall
27 OUT. 16:15 – Londres – Sala 2

O último filme de Raymundo Gleyzer antes de ser morto é um documentário fúnebre sobre a situação dos metalúrgicos que adoecem e morrem de envenenamento por chumbo e de condições de trabalho precárias. A câmara está no meio da greve e partilha o pão e o vinho dos trabalhadores, as suas mobilizações e assembleias. Uma lição sobre a lógica capitalista.

Filme exibido na sessão CRIES FROM SOUTH AMERICA / LAMENTOS DA AMERICA DO SUL, juntamente com Cuando despierta el Pueblo / When the People awake.

Partilhe: