Feira Internacional do Livro de Guadalajara

Etiquetas:
___________________________________________________________________________________

De 30 novembro a 8 dezembro 2024 decorrerá mais uma edição da Feira Internacional do Livro de Guadalajara, este ano tendo como país Convidado de Honra a Espanha.
Do vastíssimo programa que ocupará os 9 dias de realização da FIL destacamos a cerimónia de entrega do Prémio FIL de Literaturas em Línguas Românicas ao amplamente reconhecido escritor moçambicano Mia Couto. Nos mais de 30 anos da sua existência, é a quarta vez que o Prémio FIL é atribuído a um escritor de língua portuguesa, depois de Nélida Piñón (1995), António Lobo Antunes (2008) e Lídia Jorge (2020). Este Prémio, no valor de 150 mil dólares, é o mais importante dos galardões atribuídos anualmente pela FIL, uns em colaboração com outras instituições mexicanas ou internacionais, como é o caso da Homenagem ArpaFIL (reconhecimento anual dado a um arquitecto “cuja trajetória profissional tenha contribuído para o engrandecimento artístico do património mundial”), outros por sua única iniciativa como é o caso do Prémio Sor Juana Inés de la Cruz (atribuído ao trabalho de uma escritora no último ano), ou o Prémio de Mérito Editorial (que premeia a visão e o ofício de uma figura fundamental no mundo dos livros).
O programa compreende atividades no âmbito da Literatura (FIL Literatura), da Ciência (FIL Ciência)), uma programação dedicada aos mais novos, a FIL Jovem e a FIL Ninõs, outra dedicada exclusivamente à América Latina (Latinoamérica Viva ) e a FIL Pensamento trabalhada em conjunto com a Universidade de Guadalajara. No âmbito da celebração do vigésimo quinto aniversário em 2011, a FIL Guadalajara lançou o programa “Os 25 segredos mais bem guardados da América Latina”, cujo sucesso, tanto entre o público em geral como entre os profissionais do livro, deu origem ao Latinoamérica Viva. A edição de 2024 do programa Latinoamérica Viva contará com a participação de quinze autores de destaque de nove países, que participarão em cinco mesas redondas.
Outras atividades paralelas, festejando o país Convidado de Honra, como o ForoFIL (9 noites de música ao vivo) ou a FILCine com uma programação de cinema, são realizadas durante a FIL. Para além destas atividades a FIL promove, durante o período em que dura o certame e mesmo ultrapassando-a no tempo, exposições de Artes Visuais e representações teatrais ou de bailado.
A FIL de Guadalajara, reconhecida como a segunda maior feira do livro do mundo, acolhe cerca de 100.000 visitantes diariamente (em 2023 foram 857.315) entre público em geral e profissionais do Livro (100 editoras participaram no Centro de Direitos de Autor, em 2023).

Manuela Júdice,

Secretária-Geral da Casa da América Latina em Lisboa – Portugal.

 

Programa Latinoamérica Viva

Guadalajara, Jalisco, a 16 de octubre de 2024
América Latina vive en la FIL Guadalajara

A edição de 2024 do programa Latinoamérica Viva contará com a participação de quinze autores de destaque de nove países, que participarão em cinco mesas redondas.

A literatura da América Latina não está unida apenas pelas línguas românicas, mas também pela diversidade de temas e géneros de onde emanam nomes essenciais para a literatura universal. De Gabriel García Márquez a Jorge Luis Borges, sem esquecer Gabriela Mistral ou Mario Vargas Llosa, esta região continua a gerar uma literatura prodigiosa. No programa América Latina Viva da Feira Internacional do Livro de Guadalajara, isso será evidente com cinco mesas de diálogo, nas quais participarão quinze escritores destacados da Argentina, Brasil, Chile, Colômbia, Cuba, Equador, México, Uruguai e Venezuela. Esta edição decorrerá de segunda-feira, 2 de dezembro, a sexta-feira, 6 de dezembro.

O primeiro painel será realizado na segunda-feira, 2 de dezembro, e reunirá três vozes marcantes da literatura latino-americana contemporânea. As escritoras Magalí Etchebarne (Argentina), Daniela Catrileo (Chile) e Isabel Zapata (México) irão discutir as suas obras e abordar temas como a identidade e o feminismo, bem como as suas perspetivas e experiências criativas. Por sua vez, Legna Rodríguez Iglesias (Cuba), Héctor Abad Faciolince (Colômbia) e Virginia Mórtola (Uruguai) partilharão as suas reflexões sobre a literatura na América Latina, as suas influências e a sua ligação com a realidade social dos seus países, na segunda sessão que terá lugar na terça-feira, 3 de dezembro.

Juan Álvarez (Colômbia), María Fernanda Ampuero (Equador) e Óscar Contardo (Chile) serão os encarregados de dar vida ao terceiro dia deste encontro, que terá lugar na quarta-feira, 4 de Dezembro, e no qual, entre outros temas, cada um abordará as preocupações que atravessam as suas respetivas obras. A quarta mesa será realizada na quinta-feira, 5 de dezembro, com a presença de Santiago Wills (Colômbia), Magela Baudoin (Venezuela) e Djamila Ribeiro (Brasil). Os participantes, através das suas experiências enquanto autores e ativistas, irão discutir a intersecção entre a literatura e aspectos sociais, como as questões de género, os direitos humanos e a equidade racial.

A última sessão do Latinoamérica Viva estará a cargo das autoras Lucrecia Zappi (Brasil) e Tamara Silva Bernaschina (Uruguai), que serão acompanhadas pelo escritor Carlos Aletto (Argentina), que partilharão as suas perspetivas sobre a narrativa contemporânea. Esta conversa, que terá lugar na sexta-feira, dia 6 de dezembro, será uma excelente oportunidade para descobrir o trabalho de três visões com estilos e trajetórias muito diferentes.

No âmbito da celebração do seu vigésimo quinto aniversário em 2011, a FIL Guadalajara lançou o programa “Os 25 segredos mais bem guardados da América Latina”, cujo sucesso, tanto entre o público em geral como entre os profissionais do livro, deu origem ao Latinoamérica Viva. A décima segunda edição deste encontro é organizada pela FIL Guadalajara com o apoio das editoras Páginas de Espuma, Almadía, Editora Lugar Común-Alliteration e Mandacarú Editorial, bem como dos ministérios das Culturas, Artes e Património do Governo do Chile, AC/E, Educação e Cultura do Uruguai, Culturas, Artes e Conhecimento da Colômbia, Negócios Estrangeiros, Comércio Internacional e Culto da República Argentina e da Universidade de Oregon.

Latinoamérica Viva
De segunda-feira, 2 de dezembro, a sexta-feira, 6 de dezembro
18h00 às 18h50
Expo Guadalajara

Toda a informação no site oficial https://www.fil.com.mx/info/info_fil.asp 

Please follow and like us:
Partilhe: