O navio escola Guayas do Equador esteve atracado em Lisboa no cais da Rocha do Conde de Óbidos

Etiquetas:
___________________________________________________________________________________

O navio escola Guayas (BESGUA) do Equador esteve atracado em Lisboa no cais da Rocha do Conde de Óbidos, entre os dias 29 de agosto e 2 de setembro. Esta viagem insere-se no cruzeiro “Mar Báltico 2024”, iniciada a 2 de maio último e que terminará a 11 de outubro. O BESGUA, navio da Armada equatoriana, vinha de Bilbao, cidade onde foi construído, há 47 anos, e atracará em 11 portos dos quais 8 são europeus.

À passagem por Lisboa do navio escola Guayas acolheu uma cerimónia comemorativa do Primeiro Grito da Independência, presidida pelo Embaixador do Equador em Londres e designado embaixador não residente em Lisboa, Luis Vayas Valdivieso, e pelo comandante do navio, Bernardo Gordon Unda, a que se seguiu uma receção.

No discurso proferido pelo Cônsul Honorário do Equador em Lisboa, Filipe Vasconcelos Romão, foi evocado o momento histórico da independência e recordados os muitos momentos importantes da História equatoriana.

Estiveram presentes à cerimónia o Núncio Apostólico bem como outros membros do Corpo Diplomático acreditado em Lisboa. A Casa da América Latina esteve representada pela sua Secretária Geral, Manuela Júdice que aproveitou a ocasião para abordar assuntos de interesse comum, nomeadamente o regresso da Embaixada a associada da CAL.

Créditos: CML

Partilhe: