Encontros – Música barroca da América Latina por compositores espanhóis, portugueses e indígenas

Etiquetas:
___________________________________________________________________________________

El Parnaso Hyspano
17 setembro | 19h00
Museu Nacional dos Coches | Antigo Picadeiro Real

Entrada livre (sujeito à lotação da sala).

El Parnaso Hyspano é um conjunto de música antiga fundado pelo tenor argentino de ascendência indígena, Rafael Montero. Especializa-se em música da Península Ibérica e da América Latina, explorando as ricas interconexões entre a música dos colonizadores e dos colonizados.
Esta é a sua primeira visita a Portugal, e inclui no seu programa peças dos séculos XVI a XVIII de vários países latino-americanos, como Bolívia, Guatemala, México, Argentina, algumas cantadas em línguas indígenas e compostas por compositores indígenas, e outras escritas por compositores de origem portuguesa.

As riquezas musicais do período ainda estão sendo descobertas e trazidas ao público. Algumas das peças desta noite serão apresentadas em Portugal pela primeira vez.
A música que apresentam é caracterizada pelas influências dos diferentes povos que habitavam o continente, frequentemente animada e sincopada. A maior parte da música define textos religiosos, muitas vezes numa música alegre e dançante, diferente das emoções mais contidas que prevaleciam na música litúrgica europeia da época. Nesse sentido, exibe a rica mistura de influências que se encontraram na América Latina da época, incluindo aquelas trazidas por escravos africanos. De fato, essa maravilhosa música oferece uma oportunidade de celebrar e refletir sobre as contribuições que os povos indígenas deram à vida e à cultura da América do Sul durante os tempos coloniais.

O concerto é uma colaboração entre o El Parnaso Hyspano, sediado em Londres, e músicos locais portugueses. É organizado pela Casa da América Latina, em parceria com o Museu Nacional dos Coches e a Junta de Freguesia de Belém.

Partilhe: