Apresentação do livro “Portugueses e Marcas de Portugal em Cuba”

Etiquetas: , , ,
___________________________________________________________________________________

No âmbito das comemorações do 104º aniversário do estabelecimento de relações diplomáticas entre Portugal e Cuba, a sede da Academia Portuguesa da História recebeu, no dia 25 de maio, a apresentação do livro “Portugueses e marcas de Portugal em Cuba”, uma publicação produzida pela Academia Portuguesa da História e pelo Instituto de História de Cuba, com a colaboração do Instituto Camões (I.P.).

O evento contou com a presença de Yusmari Díaz, Embaixadora de Cuba em Portugal, de Manuela Mendonça, Presidente da Academia Portuguesa da História, bem como de uma representação do corpo diplomático acreditado em Portugal, investigadores, artistas e representantes do setor cultural português, e cidadãos da comunidade cubana radicada no país.

“Portugueses e marcas de Portugal em Cuba” é um livro que aborda a presença portuguesa em Cuba, fruto dos importantes laços históricos e culturais que unem os dois países há mais de cinco séculos, e mais de cem anos de relações diplomáticas. O livro está organizado por vários temas, que começam com uma contextualização geral das migrações e das relações históricas entre os territórios, com especial destaque para o período colonial. Aborda também as famílias portuguesas que se estabeleceram em Cuba, bem como os seus descendentes e o seu impacto na história cubana. Uma secção é dedicada aos contributos diretos e indiretos para o atual património material e imaterial no espaço cubano e outra à relevância dos acontecimentos da história cubana para Portugal.

Partilhe: