Embaixadores da América Latina visitam concelho de Loulé

Etiquetas: ,
___________________________________________________________________________________

A Casa da América Latina e a Câmara Municipal de Loulé, sua associada, promoveram, durante dois dias (31 de março e 1 de abril), uma visita de trabalho do Corpo Diplomático dos onze países latino-americanos radicados em Portugal ao município de Loulé.

Argentina, Brasil, Chile, Colômbia, El Salvador, México, Panamá, Paraguai, Peru, Uruguai e Venezuela marcaram presença num périplo que teve nas componentes Economia e Cultura os principais focos, abrindo espaço a futuros projetos bilaterais, promovendo contactos para potenciais negócios com vista a investimentos “no lado de lá e de cá” e reforço das atividades socioculturais conjuntas.

Na manhã de sexta-feira, a delegação foi recebida na Câmara Municipal de Loulé para uma sessão de boas-vindas e uma breve apresentação do concelho. Seguiu-se uma visita à Quinta do Freixo, uma empresa familiar de Benafim que aposta em produtos endógenos e numa agricultura regenerativa, no setor da transformação, com a produção de compotas e outros produtos, destinados ao consumo interno dessa unidade de turismo rural e canal horeca. 

À noite, num jantar com empresários locais e executivo municipal, na Marina de Vilamoura, os diplomatas da América Latina puderam conhecer melhor a realidade do tecido empresarial louletano. “Ao nível local temos tido bons exemplos de diplomacia económica, nomeadamente com África. Com esta iniciativa pretendemos reforçar as relações ao nível económico entre empresários deste concelho e os países da América Latina”, disse o autarca Vítor Aleixo. “Com um tecido empresarial que conta com 14 mil micro empresas que se dedicam essencialmente, no setor primário, à agricultura, no secundário à construção civil, e no terciário ao comércio, alojamento e restauração, Loulé pretende desenvolver novos negócios que começam a afirmar-se no concelho de Loulé, nomeadamente nas áreas das novas tecnologias ou da investigação científica. Se o Brasil, o México ou a Argentina são já mercados conhecidos dos empresários algarvios, a verdade é que ainda há muito por explorar” salientou. Neste encontro apresentaram-se ainda 3 projetos empresariais, com forte perfil exportador, com sede no concelho: a GARVETUR, empresa do ramo imobiliário que nasceu há 40 anos e que tem atualmente diversas áreas de negócio; a Quinta da Tôr, empresa de produção vinícola, nascida em 2011, e Algardata, com 33 anos de existência, que integra um grupo internacional de software.

No segundo dia de visita, sábado, no Palácio Gama Lobo, sede do Loulé Criativo, a delegação ficou a conhecer um projeto que aposta na valorização da identidade cultural, através do encontro entre as artes tradicionais e as técnicas inovadoras do design. Conheceu ainda os projetos incubados de artesãos provenientes de países latino-americanos como o Brasil, a Colômbia e a Venezuela. Os Banhos Islâmicos e o Mercado Municipal de Loulé fizeram ainda parte da visita que contou com a passagem pelo Jardim das Comunidades de Almancil, e a deposição de duas coroas de flores, junto aos bustos dos dois libertadores sul-americanos, Simón Bolívar e José de San Martín.


“Uma jornada de trabalho e de visitas muito proveitosa”, que deu a oportunidade aos diplomatas latino-americanos de ficarem a conhecer melhor a realidade do concelho, como explicou o presidente da comissão executiva da Casa da América Latina (CAL), Alberto Laplaine Guimarães. “As reações que tenho tido por parte dos senhores embaixadores são muito positivas. Acredito que esta visita poderá trazer frutos no futuro, nomeadamente no campo cultural e económico”, assegurou. Por outro lado, ressalvou o facto de esta ser uma estratégia prioritária da CAL, “mostrar outras realidades de Portugal, ao corpo diplomático latino-americano que vive em Lisboa”.

Recorde-se que esta não foi a primeira visita a Loulé promovida pela Casa da América Latina. Também em 2014, em colaboração com a Associação Industrial Portuguesa e com o NERA, um grupo de diplomatas esteve neste concelho para uma aproximação à realidade económica local. Desde então estava prevista uma reedição da iniciativa.

Vítor Aleixo, presidente da Autarquia, recordou o passado histórico comum que une a Ibéria e a América Latina, “um capital importante que deve ser cultivado e aproveitado”. “O mundo precisa disto, que nos encontremos, que abracemos projetos comuns. Quando muitos hoje procuram erguer muros, nós estamos aqui para falarmos uns com os outros, para nos entendermos, no plano económico, no plano cultural, e podermos destruir esses muros”, disse.

O Embaixador-chefe da delegação, Pablo Garrido Araúz, embaixador do Panamá, chegou a Portugal em 2019, mas esta passagem pelo sul do país foi “uma descoberta surpreendente”. “Loulé é um local inclusivo que tem muito a oferecer ao mundo. As autoridades são muito representativas do seu povo, a população é muito acolhedora, e recebeu-nos de forma muito calorosa”. O embaixador garantiu que, a partir de agora, ele e os seus colegas serão também “porta-vozes do Algarve e de Loulé” e como panamiano, assegurou que irá “procurar parceiros no seu país, pôr em contacto os mesmos clusters, seja nas áreas do turismo, gastronomia, artesanato ou outras”.

Uma nota ainda nesta visita para Mary Flores, a nova embaixadora da Venezuela, acreditada pelo Presidente da República na passada quinta-feira e que teve aqui o seu primeiro ato oficial, um momento carregado de simbolismo já que este à um com uma forte comunidade venezuelana.

A realização anual do Ciclo de Cinema da América Latina, a oferta de livros editados pela Casa da América Latina à Biblioteca Municipal de Loulé, a presença de artistas e grupos de teatro, folclore e música de países latino-americanos, a visita de uma delegação da comunidade argentina de Comodoro Rivadavia e atribuição do nome desta localidade, onde estão radicados muitos louletanos, a uma artéria da cidade de Loulé ou ainda a inauguração dos bustos de Bolívar e de San Martín são algumas das atividades que têm pontuado esta relação entre Loulé e a América Latina e o “cuidado que este Município tem em cultivar uma memória de relacionamento ligada à emigração”.

“Temos projetos não só os do passado mas também os futuros”, disse Manuela Júdice, secretária geral da associação que anunciou a realização, em Loulé, no mês de outubro, de uma jornada cultural que incluirá cinema, literatura e política para celebrar o 50º aniversário do Golpe de Estado no Chile e a morte de Salvador Allende.

Por outro lado, prevê-se, na área económica, que o projeto de proximidade com comerciantes e pequenos empreendedores da América Latina, na região de Grande Lisboa, possa ser replicado em Loulé. “É uma iniciativa de enorme sucesso, com centenas de milhares de pessoas”, disse a responsável.

Esta relação com Loulé ficará, de certo, reforçada a partir da próxima assembleia geral da Casa da América Latina, a 18 de abril, com a aprovação de um novo plano de atividades e a integração do autarca Vítor Aleixo na comissão executiva da instituição, como vice-presidente.

Partilhe: