XIV Encontro Empresarial Ibero-Americano – SEGIB

Etiquetas: ,
___________________________________________________________________________________

23 e 24 de março
Santo Domingo, República Dominicana

A SEGIB, Secretaria Geral Ibero-Americana, e o CEIB, Conselho de Empresários Ibero-Americanos, em colaboração com a FIJE, Federação Ibero-Americana de Jovens Empresários, estão a ultimar os preparativos do grande encontro empresarial da região, atividade oficial da XXVIII Cimeira Ibero-americana de Chefes de Estado e de Governo na República Dominicana, que será realizada nos dias 24 e 25 de março de 2023, em Santo Domingo, sob o lema “Juntos por uma Ibero-América justa e sustentável”.

No encontro, as 22 nações reunidas, irão adotar quatro instrumentos através dos quais a Ibero-América pretende posicionar-se e propor soluções para alguns dos principais desafios da região.

O primeiro é a Carta Ibero-Americana do Meio Ambiente, que consolida a visão compartilhada perante os desafios da mudança climática, da perda de biodiversidade e da poluição, e estabelece diretrizes para orientar a regulamentação e as políticas públicas nestas matérias.

O segundo é a Carta Ibero-Americana de Princípios e Direitos Digitais, que coloca as pessoas no centro da transformação digital inclusiva, aborda as lacunas existentes e evita novas, e promove princípios que os Estados devem ter presentes quando implementam as legislações nacionais. 

O terceiro é a Estratégia para alcançar a segurança alimentar, que propõe, entre outras medidas, aumentar o comércio intrarregional e desenvolver cadeias produtivas mais resilientes, consolidar a agricultura familiar, ampliar o acesso a financiamentos para transformar os sistemas agroalimentares, e fortalecer a infraestrutura digital rural.

O quarto, e último, é o Comunicado Especial sobre Arquitetura Financeira Internacional, que sistematiza uma proposta de caminhar para um sistema financeiro internacional mais justo, inclusivo e flexível, que permita aos países ibero-americanos enfrentar melhor os processos de recuperação pós-pandemia, transição, adaptação climática e luta contra a desigualdade.

Saiba mais aqui:  XIV Encontro Empresarial Ibero-Americano – SEGIB

Partilhe: