V Fórum Ibero-americano das PMEs

Etiquetas: ,
___________________________________________________________________________________

Assumir o desafio de incentivar uma Ibero-América inovadora e resiliente, com capacidade de adaptação e vocação de liderança para enfrentar os cenários cada vez mais instáveis e mutáveis foi o mote para o V Fórum Ibero-americano das PMEs, O V Fórum é ato oficial preparatório do programa da XXVIII Cimeira Ibero-Americana de Chefes de Estado e de Governo através do XIV Encontro Empresarial Ibero-Americano, e realizou-se nos dias 14 de novembro, na Casa da América Latina e 15 de novembro, no Centro Cultural de Belém.  

Durante dois dias, em reuniões privadas e abertas às PMEs, discutiu-se a dupla transformação necessária para ultrapassar a crise económica provocada pela pandemia, que deverá ser sustentável e digital, e deverá ter nas PMEs a sua unidade produtiva por excelência, como elemento central neste cenário.

Para fazer face à recuperação e convergir para os níveis de prosperidade dos países mais avançados, os países ibero-americanos precisam de assumir o desafio da produtividade. Melhorar a produtividade é acompanhar as micro, pequenas e médias empresas na sua transformação. O trabalho coordenado entre os setores público e privado é um dos elementos fundamentais para o bom desenho destas políticas.

A América Latina é a região do mundo onde a produtividade menos cresceu e, se isto persistir, o crescimento económico dos próximos 15 anos pode ser entre 40-50% inferior ao dos 15 anos anteriores. Estas foram algumas das conclusões retiradas de um programa que incluiu a participação do Secretário-Geral Ibero-americano, Andrés Allamand, do Ministro da Economia António Costa Silva, do ex-Secretário de Estado de Economía de Portugal, João Neves, do Presidente do Consejo de Empresários Ibero-americanos (CEIB), William Matías Ramírez, do Presidente da Confederación Española de la Pequeña y Mediana Empresa (CEPYME), Gerardo Cuerva, do Presidente da Confederação Empresarial de Portugal (CIP), António Saraiva, do Presidente IAPMEI, Francisco Sá, do Presidente da Comissão Executiva da CAL, Alberto Laplaine Guimarães, e demais organizações empresariais, incluindo autoridades públicas e multilaterais, e grandes empresas como a Mota-Engil, associada da Casa da América Latina, com elevada experiência no apoio direto a PMEs. 

À margem dessas reuniões a CAL conversou com:

Tomas Canosa, Subsecretário das PME’s do Ministério da Economia da Argentina
Leia aqui a entrevista

Christian Rucavado, Vice Ministro da Economia, Industria e Comércio da Costa Rica
Leia aqui a entrevista

Johana Odriozola Guitart, Vice-Ministra do Ministério da Economia e Planeamento de Cuba
Leia aqui a entrevista

Vilma Arbaje de Contreras, Vice-Ministra do Comércio Exterior no Ministério de Indústria e Comércio MPME’s da República Dominicana
Leia aqui a entrevista

Partilhe: