Homenagem ao poeta peruano César Vallejo na CAL

Etiquetas: , , , ,
___________________________________________________________________________________

17 de novembro
18h30
Casa da América latina – Entrada livre

A Embaixada do Peru em Portugal e a Casa da América Latina convidam para a apresentação do romance biográfico “Vallejo en los infernos” do escritor peruano Eduardo González Viaña, com comentários do poeta português Nuno Júdice.

González Viaña, que virá expressamente de Madrid, recebeu, entre outros prémios, o Prémio Nacional de Cultura do Peru (1972) e o Prémio Latino de Literatura (2000) e atualmente é Adido Cultural da Embaixada do Peru em Espanha.

César Abraham Vallejo Mendoza (1892 -1938) foi um poeta, escritor, dramaturgo e jornalista peruano. Embora tenha publicado apenas dois livros de poesia durante sua vida, é considerado um dos grandes inovadores poéticos do século XX, tendo estado sempre um passo à frente das diferentes correntes literárias. Nesse sentido, cada um dos seus dois livros é considerado revolucionário. 

Thomas Merton considerou-o “o maior poeta universal desde Dante”. O falecido poeta, crítico e biógrafo britânico Martin Seymour-Smith, uma das principais autoridades em literatura mundial, falou dele como “o maior poeta do século XX em qualquer idioma”. 

César Vallejo era membro da comunidade intelectual chamada Grupo Norte, formada na cidade costeira peruana de Trujillo.

Partilhe: