Conferência “Visão Geopolítica Contemporânea da América Latina”

Etiquetas: , , , , ,
___________________________________________________________________________________

22 de novembro
17h00
Casa da América Latina

Inscrições para: comunicacao@casamericalatina.pt (nome, entidade e e-mail)

A Embaixada da República Dominicana e a Casa da América Latina organizam no dia 22 de novembro, às 17h00, na Casa da América Latina (Av. da Índia, 110), a conferência “Visão Geopolítica Contemporânea da América Latina” com o Investigador e Professor dominicano do Instituto de Educação Superior Especializado em Formação Diplomática e Consular (Inesdyc), da Universidade Autónoma de Santo Domingo (UASD) e coordenador do Módulo de Geopolítica do mestrado em Defesa e Seguridade Nacional do Instituto Superior da Defensa da República Dominicana, Embaixador Iván Gatón e a Investigadora e Professora Auxiliar portuguesa do Centro de Estudos Internacionais, do ISCTE-IUL, Cátia Miriam Costa.

Os desafios apresentados pela pandemia de COVID-19, as implicações da guerra na Ucrânia, o impacto do conflito China-Taiwan, a nova rota da seda ou as implicações geopolíticas da tecnologia 5G para a América Latina, obrigam a uma mudança abrupta nas políticas que têm sido aplicadas na região. Uma leitura geopolítica indica que o mundo tal como o conhecemos está em colapso e o outro que está a emergir nada mais é do que o clímax da crise ocidental: quando o velho não deixa de perecer e o novo ainda não eclodiu.  

Num mundo atual uma outra utopia é possível. Dadas as circunstâncias presentes, é evidente que a igualdade de direitos para todos os latino-americanos não pode ser adiada. Precisamos de começar a produzir uma volta copernicana, na qual possamos ter a capacidade de sofrer uma mutação e de nos adaptarmos a esta nova realidade.


CV: Embaixador Iván Gatón

CV: Cátia Miriam Costa

Partilhe: