Visita do Secretário de Estado dos Negócios Estrangeiros e da Cooperação, Francisco André, ao Panamá e à Costa Rica

Etiquetas: , ,
___________________________________________________________________________________

O Secretário de Estado dos Negócios Estrangeiros e da Cooperação, Francisco André, deslocou-se ao Panamá e à Costa Rica entre os dias 17 e 21 de outubro. Na ocasião, teve oportunidade de visitar o Centro Logístico Regional de Assistência Humanitária do Panamá, e de realizar as primeiras consultas a nível político em encontros com a Ministra de Relações Exteriores Janaina Tewaney Mencomo e a Vice-Ministra Marta Elida Gordon. 

Portugal e o Panamá defendem o multilateralismo e condenam a invasão russa da Ucrânia. Francisco André agradeceu ao Panamá o apoio para as Jornadas Mundiais da Juventude, que se realizarão em Portugal em 2023. O Secretário de Estado visitou ainda a Universidade Tecnológica do Panamá e o Centro de Língua Portuguesa do Camões, I.P., onde vai funcionar o primeiro Centro de Avaliação de Português Língua Estrangeira na América Central. No contexto desta visita, referiu que “Portugal continua a investir na promoção do ensino do português no mundo e este é um bom exemplo disso”. 

As Consultas Políticas, tanto na Cidade do Panamá como em São José, vão permitir abordar temas de cooperação bilateral de foro económico, cultural, académico e científico, bem como a cooperação regional entre a Europa e a América Latina e assuntos da agenda multilateral global. A visita foi acompanhada pelo Embaixador do Panamá em Portugal Pablo Garrido Araúz e pelo Embaixador de Portugal no Panamá Gonçalo Teles Gomes.

Partilhe: