EDP investe em hidrogénio verde

Etiquetas: ,
___________________________________________________________________________________

A EDP Renováveis, associada da CAL, entrou com 25 milhões de euros na oferta pública inicial (IPO) que permitirá à francesa Lhyfe aumentar o capital acionista em mais de 110 milhões de euros e ser admitida no mercado de capitais da Euronex, em Paris. Em troca, a empresa de Nantes, que pretende tornar-se num dos principais produtores de hidrogénio verde na Europa, firmou com a energética portuguesa um acordo industrial para “identificar, desenvolver, construir e gerir em conjunto projetos” na área do hidrogénio.

Em causa está um “um acordo de colaboração para desenvolver projetos de produção de hidrogénio verde”, selado a 6 de maio, entre o quarto maior produtor de energia eólica do mundo e uma empresa pioneira na produção de hidrogénio verde, na Europa.

Por um lado, o grupo EDP, através da subsidiária EDP Renováveis, dá mais um passo numa área que, por estes dias, é uma clara tendência no setor energético. Por outro, a Lhyfe, criada apenas há cinco anos, ganha um parceiro de peso e a possibilidade de vir a desenvolver projetos de hidrogénio não só em Portugal, como em outros 19 países como EUA, Espanha ou Brasil. A energética portuguesa tem hoje uma capacidade total de energia renovável instalada de cerca de 14 gigawatts (GW) em 26 mercados. Já a empresa francesa desenvolve mais de 90 projetos em dez países da Europa: França, Alemanha, Bélgica, Holanda, Dinamarca, Suécia, Finlândia, Noruega, Espanha e Portugal.

No próximo dia 4 de julho, a Casa da América Latina e o corpo diplomático e Embaixadas latino-americanas suas associadas visitarão as instalações da EDP e da Fundação EDP. Do programa, que inclui um encontro com a administração, está previsto abordar os temas da presença da empresa no Brasil e da EDP Renováveis.

Fonte: EDP Renováveis investe 25 milhões na francesa Lhyfe para explorar hidrogénio verde (dinheirovivo.pt)

Partilhe: