Congresso ibero-americano do ar condicionado e refrigeração: O desafio de uma refrigeração eficiente e a neutralidade carbónica

Etiquetas: ,
___________________________________________________________________________________

“O enorme desafio colocado à cadeia do frio situa-se em como conseguir uma refrigeração eficiente e ainda assim atingir a neutralidade climática”, referiu Hermann Aschentrupp, Embaixador do México em Portugal e vice-presidente da Casa da América Latina na sessão de abertura do CIAR 2022- XVI Congresso Ibero-americano do Ar condicionado e Refrigeração.

Organizado pela Associação Portuguesa dos Engenheiros de Frio Industrial e Ar Condicionado, na Casa da América Latina, e com LNEC- Laboratório Nacional de Engenharia Civil como parceiro do evento, o Congresso contou ainda com a presença de representantes das associações empresariais do Brasil, Chile, Colômbia, Cuba, Equador, Espanha, México, Paraguai, Perú e República Dominicana.

Na sua intervenção, o Embaixador do México em Portugal referiu ainda o aumento da temperatura na Europa, a subir 1,5º só no ano passado, e a consequente tendência de subida a nível global, para lembrar que “a necessidade de mais refrigeração e ar condicionado vai disparar.” Nesse sentido, deixou algumas questões e advertências: “como vamos satisfazer essa procura e reduzir os consumos energéticos se, atualmente, 1,6 milhões de habitações dispõem de ar condicionado? Em 2050 serão, provavelmente, 5,6 milhões, o que representa a venda de 10 novos ar condicionados vendidos por minuto. Uma grande oportunidade de negócio para o setor, mas também uma grande preocupação para a sustentabilidade do planeta.”.

O Congresso Ibero-americano do Ar condicionado e Refrigeração 2022 promoveu o conhecimento e debate técnico e científico nos domínios do aquecimento, ventilação, ar condicionado e refrigeração, envolvendo investigadores, académicos e profissionais.

A forte ligação à sustentabilidade ambiental foi o tema deste congresso, traduzido na escolha dos oradores convidados e nos tópicos a debate, tais como os edifícios e sistemas de alto desempenho e sustentáveis; as soluções e tecnologias inovadoras, tecnologias de informação e comunicação para os edifícios inteligentes, etc.

A escolha de Lisboa para a realização deste evento não foi aleatória. Lisboa traduz a fusão entre o passado e o futuro e a aposta na economia verde, uma vez que em 2018 foi distinguida com o galardão de Capital Europeia Verde 2020. 

Mais informação: https://ciar2022.com/

Partilhe: