O BEI e a empresa brasileira de energia Neoenergia assinaram um empréstimo para financiar projetos de energia renovável no Brasil

Etiquetas: ,
___________________________________________________________________________________

O empréstimo do BEI (Banco Europeu de Investimento) permitirá à Neoenergia construir um parque eólico em Chafariz e uma central de energia solar em Oitis, na região nordeste do Brasil. O novo acordo apoiará uma série de parques eólicos onshore, agrupados em dois clusters, localizados nos estados brasileiros da Paraíba, do Piauí e da Bahia, bem como uma fábrica de painéis fotovoltaicos a ser construída em Paraíba. A capacidade de geração de energia do projeto é de 715,5 megawatts (MW), sendo 566,5 MW de energia eólica e 149 MW de energia solar fotovoltaica. A Neoenergia é uma das maiores distribuidoras de energia do Brasil.

O empréstimo é um exemplo de esforços conjuntos da UE no âmbito do “Team Europe” e destaca as prioridades do BEI na América Latina: contribuir para o crescimento sustentável e inclusivo e promover iniciativas no âmbito da ação climática.

Por ocasião da cerimónia de assinatura do empréstimo, realizada no Rio de Janeiro, o Vice-Presidente do BEI, Ricardo Mourinho Félix, responsável pela América Latina, afirmou: “A energia limpa é essencial para o desenvolvimento sustentável (…) Recentemente, lançamos formalmente a nossa filial de desenvolvimento – BEI Global, que fortalecerá as nossas atividades fora da União Europeia, inclusive na América Latina. A iniciativa de hoje mostra as prioridades do BEI no Brasil e na América Latina: apoiar um crescimento económico sustentável e inclusivo, impulsionando o investimento produtivo.”

“O Pacto Verde Europeu inspira a atual agenda de cooperação entre a UE e o Brasil, dando especial importância à promoção do desenvolvimento sustentável e recuperação pós-COVID. O financiamento do BEI contribui para os esforços do Brasil em direção às metas dos ODS 2030 e à neutralidade carbónica até 2050. Congratulamo-nos com o financiamento renovado do BEI e da Neoenergia em projetos de energia renovável, que é apoiado por garantias da UE. Esta nova linha de crédito é um componente importante do nosso apoio “Team Europe” para ampliar a infraestrutura de energia renovável no Brasil”, salientou o Embaixador da UE no Brasil, Ignacio Ybáñez Rubio. 

Promover a educação feminina e o desenvolvimento profissional

A Neoenergia investe ainda no bem-estar e desenvolvimento dos seus colaboradores e membros das comunidades em que atua. Em particular, a Escola de Eletricistas da Neoenergia lançou um programa de treino exclusivo para mulheres em 2019. Foi reconhecido pela ONU Mulheres como um exemplo de promoção da educação e do desenvolvimento profissional das mulheres tendo recebido o XI Premio Corresponsables de Iberoamérica.

Fonte: Brazil: EIB to finance Neoenergia renewable energy projects

Partilhe: