Gastronomia latino-americana: Arepas Ocareñas

Etiquetas: , , ,
___________________________________________________________________________________

O universo gastronómico latino-americano é muito rico e diversificado, este mês, no programa de rádio “Um Mar Com Outro Nome”, sugerimos-lhe uma receita da Colômbia – Arepas Ocareñas.

Para: 4 porções
Tempo de preparação: 30 minutos
Grau de dificuldade: fácil

Ingredientes:

  • 250 g de farinha milho;
  • 250 ml de água;
  • queijo feta;
  • q.b. manteiga;
  • q.b. sal;

Preparação:

Junte a farinha com o sal e vá deitando a água até obter uma massa fofa. Quando a massa atingir uma consistência firme, mas não muito dura, deixe descansar por 10 minutos.

Passe água nas mãos, pegue num pedaço de massa e faça uma bolinha, apertando até ficar em forma de disco ou, faça as arepas com uma prensa para crepes/tortilhas de aproximadamente 4 mm de espessura e 12 cm de diâmetro.

Pré-aqueça uma frigideira em lume médio, coloque a arepa e grelhe por aproximadamente 10 segundos. Vire e cozinhe até dourar, mas não deixe queimar mais de um lado do que do outro, nem ficar colada à frigideira, caso contrário a arepa não inflará. Com paciência verá que a arepa irá inflar (encher de ar) completamente. Uma vez inflada a arepa, abra, barre com manteiga e coloque o queijo a gosto (ralado ou aos bocadinhos).

As arepas podem ser guardadas bem embrulhadas no frigorífico e quando as pretender rechear, aqueça-as um pouco antes de servir.

Arepas Ocareñas © Luísa Ferreira 2021
Partilhe: