Casa da América Latina no Open House Lisboa

Etiquetas: ,
___________________________________________________________________________________

A 11.ª edição do Open House Lisboa regressa esta Primavera com 70 espaços, cinco percursos urbanos, um passeio sonoro e programação paralela para adultos e crianças.

A Casa da América Latina associa-se a esta iniciativa, abrindo ao público as suas instalações, um edifício do século XVIII, antigo armazém dos bergantins e galeotas reais, donde herda a denominação de Casa das Galeotas.

O Open House Lisboa oferece a um público alargado o livre acesso à arquitetura da cidade. Durante um fim-de-semana, e através de um roteiro novo todos os anos, celebra os melhores exemplos de arquitetura um pouco por toda a cidade, dos espaços privados aos públicos, contemporâneos ou históricos. Promove-se um diálogo e uma aproximação à arquitetura e ao desenho do espaço de referência que sustentam uma cidade vibrante para viver, trabalhar e aprender, através de visitas a espaços habitualmente inacessíveis ao olhar do público, percursos urbanos desvendados por especialistas e ainda passeios sonoros que pode fazer em qualquer altura. Com uma grande variedade de espaços e os programas Júnior, Plus e visitas acessíveis, pode escolher o que mais apele à sua curiosidade, interesse ou conveniência de localização. Está nas suas mãos!

A “Rebeldia do Invisível” é o mote dado pelo atelier lisboeta Aurora Arquitetos para descobrir Lisboa e Almada. Se numa cidade o exterior dos edifícios está limitado pelas normas urbanísticas para preservação da identidade coletiva, os interiores são do domínio privado, um património invisível que evolui de forma mais livre. Formam uma segunda linha, um campo de criatividade e transformação do espaço mais expressivo, criando edifícios gradualmente mais ambíguos, fruto dessa dualidade entre a intervenção interior e exterior. 

Consulte o site oficial: https://www.trienaldelisboa.com/ohl

Material complementar: https://drive.google.com/drive/folders/1uaNQbH7IXImX3lB6J_y7m065d7Lm_Wiw?usp=sharing

Partilhe: