Europa deve «diversificar as suas fontes energéticas»

Etiquetas: ,
___________________________________________________________________________________

O Ministro do Ambiente e da Ação Climática, João Pedro Matos Fernandes, afirmou que a Europa deve «diversificar as suas fontes energéticas», acrescentando que um investimento no porto de Sines é essencial:
«Sines tem hoje capacidade para abastecer com Gás Natural Liquefeito todo o mercado português, até é sobrante a capacidade que tem. Pode ser uma importantíssima porta de entrada para esse mesmo LNG», disse o Ministro, após participar no seminário «América Latina e União Europeia: dois parceiros estratégicos na cena mundial. O Brasil, motor de recuperação pós-Covid».

João Pedro Matos Fernandes referiu ainda que há investimentos que devem ser feitos para que tal aconteça, nomeadamente: «investimento na armazenagem, investimento num novo ‘pipeline’, investimento em novas formas, mais eficientes, para descarregar esse gás dos navios».

João Pedro Matos Fernandes, Ministro do Ambiente e da Ação Climática, no Seminário «América Latina e União Europeia: dois parceiros estratégicos na cena mundial. O Brasil, motor de recuperação pós-Covid»

«Esse é um projeto essencial para toda a Europa», afirmou, recordando «o corte de relações» entre Argélia e Marrocos, que inviabilizou o fornecimento de gás através de Espanha.

O Ministro do Ambiente disse ainda que há um risco «em cima da mesa» face à invasão da Ucrânia pela Rússia, responsável por mais de 40% das importações anuais de gás natural da UE:
«É essencial termos outras portas de entrada desse mesmo gás para a Europa e é essencial para Portugal que este ‘pipeline’ venha a ser feito, porque este ‘pipeline’ é já pensado para o hidrogénio verde, que Portugal vai poder produzir a condições muito mais competitivas que o norte da Europa», afirmou.

FonteEuropa deve «diversificar as suas fontes energéticas» – XXII Governo – República Portuguesa (portugal.gov.pt)

Partilhe: