Exposição fotográfica “Entrelaçados” de Claudia Sorbac na CAL

Etiquetas: , , , ,
___________________________________________________________________________________

10 Março a 3 de Junho
Casa da América Latina

A exposição “Entrelaçados” da fotógrafa colombiana Claudia Sorbac estará patente na Casa da América Latina entre os dias 10 de março e 3 de junho.

Trata-se de uma leitura vegetal do território nacional a preto e branco, e sem intervenção digital. Nesta exposição, a fotógrafa Claudia Sorbac guia-nos através das suas imagens para nos revelar um espírito de unidade, o todo e do conjunto que existem no ecossistema.

A fotografia realizada ao longo de um período de mais de dois anos resulta de um périplo por Portugal, um percurso pelos parques nacionais, florestas e jardins botânicos. 

Claudia Sorbac mostra-nos um olhar que se foca na árvore como sinónimo de força e de estabilidade, e cria uma série onde o tronco é o corpo principal. Mostra também a leveza e complexidade das copas como lembra o título da exposição, e por último o entrelaçar das raízes que se revelam no solo, só permitindo imaginar a estrutura que existe no subsolo.     

A sua fotografia não quer só mostrar uma imagem orgânica, mas pretende que o espetador tenha uma atitude imersiva e ativa na vontade de compreender a importância deste universo vegetal, purificador e quase sagrado, que encontramos através da sua lente. 

São vários os olhares de Claudia Sorbac, que permitiram um estudo continuado e cuidado, e que formam um corpo de trabalho da artista Franco-Colombiana.

Partilhe: