Cristian Alarcón ganhou o Prémio Alfaguara com o romance “El tercer paraíso”

Etiquetas: ,
___________________________________________________________________________________

O escritor chileno-argentino Cristian Alarcón recebeu o Prémio Alfaguara de Romance 2022, no valor de 175.000 dólares e uma escultura de Martín Chirino, pela sua obra “El tercer paraíso”, na qual mistura o amor pela natureza com a história e o relato familiar.

O júri, presidido pelo escritor Fernando Aramburu, tornou pública a sua decisão unânime, no 25º aniversário do prémio, e destacou “o vigor narrativo de um belo romance, com uma estrutura dupla”.

Situado em diferentes partes do Chile e da Argentina, o protagonista do romance “reconstrói a história dos seus antepassados, enquanto se foca na sua paixão pelo cultivo de um jardim, à procura de um paraíso pessoal”, disse o júri.

A obra, que foi apresentada com o mesmo título e sob o pseudónimo Daniel Vitulich, é um romance de Cristian Alarcón, jornalista e escritor que lidera um processo de mutação permanente da crónica latino-americana.

Escrito durante a pandemia, é a primeira obra de ficção do autor, que disse que o seu livro nasceu da solidão e da necessidade de olhar “para dentro e não para fora” por causa do confinamento.

Fonte: EFE

Partilhe: