Publicação sobre a Conferência “Ibero-américa: Uma Comunidade, Duas Línguas Pluricêntricas”

Etiquetas: , , ,
___________________________________________________________________________________

A 21 e 22 de novembro de 2019, a OEI realizou em Lisboa, pela primeira vez, a Conferência Internacional das Línguas Portuguesa e Espanhola (CILPE), subordinada ao tema “Ibero-América: uma comunidade, duas línguas pluricêntricas”.

No espaço ibero-americano, convergem duas línguas de origem comum, espanhol e português, com ampla projeção e diferenciação internacional que, no seu conjunto, envolvem uma comunidade de quase 800 milhões de falantes em quatro continentes, com especial presença na Ibero-América, África e Europa.

Os estudos publicados nas duas últimas décadas sobre o espanhol e, mais recentemente, o português, têm divulgado relevantes indicadores, permitindo conhecer melhor a sua posição geoestratégica e crescimento sustentado, contribuindo ainda para políticas educativas, científicas e culturais mais informadas.

Esta conferência reuniu um conjunto de notáveis especialistas que refletiram sobre os principais tópicos que permitem estabelecer um Plano de Ação de forma a prosseguir em conjunto um trabalho em prol das línguas que seja também a favor dos nossos povos.

Leia aqui a publicação: https://imprensanacional.pt/wp-content/uploads/2022/01/Ibero-America-Uma-Comunidade-Duas-Linguas-Pluricentricas.pdf

Partilhe: