TOMI: solução urbana interativa de informação, comunicação e serviços

Etiquetas: , ,
___________________________________________________________________________________

O TOMI é uma solução urbana interativa de informação, comunicação e serviços, contextualmente relevantes, disponibilizados de forma oportuna, no local certo, à hora certa. O TOMI tem as mais avançadas tecnologias, concebidas para se adaptarem a qualquer cidade e contexto a nível mundial. O objetivo do TOMI é aproximar as cidades das pessoas que nelas residem, trabalham ou visitam. É um equipamento único, com recursos incomparáveis que promove cidades de forma inclusiva, tornando as informações e serviços acessíveis a todos, através da interação TOMI For All, no espaço público urbano, 24 horas por dia, multilíngue, apelativo e simples de usar, com inovações e atualizações constantes.

O TOMI está presente na América Latina, desde 2016, aquando da instalação da primeira rede TOMI no Brasil, mais concretamente no Rio de Janeiro. O Rio de Janeiro conta com uma rede de TOMIs instalados nos bairros de Copacabana, Leme, Leblon, Ipanema, São Conrado, Barra da Tijuca e Recreio dos Bandeirantes. O TOMI continuou a sua expansão na América Latina, no Chile, no centro de Santiago do Chile, no ano de 2018. Em 2020, em plena pandemia, o TOMI inaugurou um novo país e cidade expandindo-se para o Uruguai, na capital Montevideo. 

O TOMI evolui e inova permanentemente na procura de soluções completas e relevantes para os utilizadores em função do contexto, do momento e do local. No início da pandemia, desenvolvemos várias tecnologias que ajudaram, e continuam a ajudar as cidades, no combate ao Covid-19. As cidades necessitam de soluções que facilitem a vida dos seus cidadãos. Disponibilizamos permanentemente inovações relevantes mesmo em contextos extremos, como o que vivemos atualmente, ajudando na retoma económica e social e assegurando um posicionamento smart city às cidades onde estamos implantados.

2021 foi um excelente ano para a TOMI, desenvolvendo novas tecnologias e continuando a sua expansão. Como tecnologias, podemos destacar a Detecção de pessoas, com e sem Máscara: recorrendo a  visão computacional e machine learning, o TOMI desenvolveu tecnologias proprietárias que lhe permitem por exemplo detectar pessoas com, e sem, máscara, exibir mensagens e recomendações oportunas, como apelos à manutenção de distanciamento social ou à colocação de máscara e enviar alertas programáticos para as autoridades. Permite ainda recolher e processar dados da dinâmica de mobilidade nas cidades, diferenciando zonas e permitindo atuar oportunamente definindo prioridades, ou o TOMI Sister Cities que permite que os administradores das redes TOMI partilhem o conteúdo dos módulos com outras redes TOMI. 

O TOMI tem uma visão de futuro, tendo já desenvolvido serviços para pós-pandemia e retoma económica. Uma área crucial, que tem merecido uma atenção suplementar é a mobilidade, onde estão a ser desenvolvidos projetos, para potenciar ainda mais a integração nas cidades. Há uma grande colaboração com cidades internacionais identificando as necessidades de evolução na direção de smart cities. O TOMI implementou estas inovações envolvendo a América Latina, que continuará a ser uma região prioritária, contando com todo o know how e tecnologia TOMI desenvolvidos.


José Agostinho, CEO TOMI WORLD

Partilhe: