Iberdrola e Prosolia juntam-se para investir 850 milhões de euros em energia solar em Portugal e Espanha

Etiquetas: ,
___________________________________________________________________________________

A espanhola Iberdrola e a empresa Prosolia, de capitais mistos portugueses e espanhóis, firmaram uma parceria para investir 850 milhões de euros em cinco projetos de energia solar até 2025, segundo avançou à agência Reuters Pedro Pestana Aguiar, administrador da Prosolia.

A parceria contempla quatro centrais solares em Espanha e uma mega-central solar em Portugal, a central THSiS, em Santiago do Cacém, que terá mais de 1000 megawatts (MW) de capacidade e, se passar no licenciamento ambiental, será a primeira central fotovoltaica do país com mais de 1 gigawatt (GW).

Segundo indicou Pedro Pestana Aguiar, a Iberdrola ficará com 50% do projeto de Santiago do Cacém. Um porta-voz da Iberdrola confirmou à Reuters que a empresa firmou um acordo de desenvolvimento com a Prosolia, mas escusou-se a dar detalhes.

Quando o Expresso revelou o projeto da Prosolia para Santiago do Cacém a empresa estimava que o investimento global só nesse empreendimento pudesse rondar os mil milhões de euros. Atendendo ao número entretanto avançado à Reuters, o custo do projeto em Portugal deverá ser mais baixo. O Expresso tentou contactar os responsáveis da Prosolia para esclarecer a diferença, mas não foi possível obter uma resposta imediata.

“Com este acordo, a Iberdrola reforça a sua estratégia de crescimento em Portugal e a Prosolia Energy avança no seu objectivo de se tornar um player de referência na transição energética na Europa”, disse Pestana Aguiar, citado pela Reuters.

A Prosolia Energy terá a maior parte do capital dos quatro parques da Espanha, mas sua gestão operacional será paritária com a Iberdrola, acrescentou.

Fonte: Expresso | Iberdrola e Prosolia juntam-se para investir 850 milhões de euros em energia solar em Portugal e Espanha

Partilhe: