XII Mostra de Cinema da América Latina em Lisboa

Etiquetas: ,
___________________________________________________________________________________

De 9 a 12 de dezembro estará de volta a XII Mostra de Cinema da América Latina, no Cinema São Jorge, em Lisboa.

A Mostra de Cinema deste ano irá abrir com o filme El Olvido que Seremos, de Fernando Trueba, baseado na obra homónima de Héctor Abad Faciolince, no dia 9 de dezembro.

Baseado no livro homónimo, é um filme sobre um homem bom, Héctor Abad Gómez, médico proeminente e ativista dos direitos humanos na polarizada e violenta Medellín dos anos 70. A história conta a vida do médico, pai de família preocupado tanto com seus filhos quanto com as crianças de classes desfavorecidas. O cenário é a casa, onde se respira a vitalidade e a criatividade características de uma educação baseada na tolerância e no amor. Nada sugere que um cancro terrível acabará com a vida de uma das suas amadas filhas. A tristeza e a raiva pela perda de um ser excepcional levarão Héctor a render-se, com toda a alma, à causa de abrir os olhos a uma sociedade intolerante que não só não o ouve, mas que o perseguirá até o silenciar. Esta é a história íntima vista pelos olhos de seu único filho, Héctor Abad Faciolince, um dos escritores mais proeminentes da Colômbia contemporânea.

O esquecimento que seremos é a reconstrução amorosa, paciente e detalhada da sua vida, através da memória de uma cidade e de uma família.

O filme de Fernando Trueba não só foi reconhecido com o prémio Goya de melhor filme ibero-americano, mas também fez parte da Seleção Oficial de San Sebastián e obteve uma indicação ao Prémio Forqué de melhor filme latino-americano.

Partilhe: