Azucarlito Paysandú: Empresa Uruguaia procura parceiros em Portugal

Etiquetas: , ,
___________________________________________________________________________________

Chama-se Azucarlito e é uma empresa uruguaia com filial na Argentina, que utiliza cana de açúcar proveniente do Brasil para produzir açúcar. A Azucarlito pretende apostar no mercado europeu, depois de um processo de renovação e reinvenção apoiados pelo Estado uruguaio.  

Nascida em 1943 e líder no mercado nacional de açúcar, apostou na inovação e reinventou-se em plena crise no consumo de açúcar. 

Desenvolver uma actividade industrial sustentável dentro do actual enquadramento legal, mesmo em condições de mercado menos protegidas, apoiada numa gestão eficiência e num elevado padrão de qualidade e segurança, foi o lema desta empresa, que não se revelou, no entanto, suficiente para crescer.  

A queda do consumo de açúcar doméstico no mercado mundial colocou em risco a sua sobrevivência, e foi neste contexto que a Azucarlito se viu obrigada a encontrar novas soluções.  

Com o apoio da Agência Nacional de Investigación e Innovación do Uruguai (ANII), procurou especialistas neste tipo de produtos e desenvolveu um produto novo: açúcar liquido “invertido”, menos calórico, mais estável, mas mantendo o sabor original do açúcar que quer trazer para o mercado europeu.  

Ao contrário do açúcar de cristais, o açúcar líquido é facilmente transportável, não possui taxas alfandegárias, sendo-lhe aplicadas sobretaxas mínimas para entrar na União Europeia, o que facilita o principal objetivo imediato desta empresa que procura parceiros portugueses para entrar no mercado europeu. 

De momento a Azucarlito exporta, por exemplo, para a Danone Argentina, mas pode ser um produto utilizado em empresas de refrigerantes, sumos, lacticínios, panificadoras, gelados, entre outras.

O presidente da ANII, Flavio Caiafa, o Diretor Geral de Azucarlito, Miguel Fraschini e a Directora da  filial Argentina, Valentina Urar explicam aqui o processo projeto de inovação e renovação desta empresa e de como a ANII apoia a inovação empresarial no Uruguai.

Mais informações: http://azucarlito.com/inicio/

Partilhe: