Centenário da morte de Ramón López Velarde

Etiquetas: , , , ,
___________________________________________________________________________________

Nasceu em Junho de 1888 e morreu no mesmo mês, em 1921.

É um dos poetas mexicanos mais reputados e reconhecidos, fora e dentro de portas. Distinguido como Poeta Nacional do México, a sua obra é encarada como uma reação ao modernismo francês, uma voz poética nascida da revolução, resultando numa valorização da expressão mexicana, que representa também o começo da poesia moderna do México.  

São inúmeras as homenagens a Ramón López Velarde realizadas ao longo das últimas semanas, nomeadamente a inscrição de uma placa com o seu nome e a inscrição “Poeta da Pátria” numa das paredes do Salão de Sessões do Senado, mas também várias publicações da sua poesia, conversas e conferências on-line, organizadas por universidades ou outras instituições culturais.

A Casa da América Latina junta-se a esta efeméride para celebrar com os mexicanos e com o México não apenas a importância da poesia, como também a importância da palavra poética como identidade de um país.

Assim, preparámos um Especial Ramón López Velarde onde pode encontrar uma mensagem do Embaixador do México em Portugal, Hermann Aschentrupp, sobre a importância de Velarde, um vídeo com a leitura de poemas de Ramón López Velarde por Pedro Rapoula, traduzidos para
português por Nuno Júdice, e também um exaustivo clipping das várias notícias que a imprensa mexicana e internacional publicou dedicadas à efeméride.

Consulte aqui.

Mensagem do Embaixador do México em Portugal, Hermann Aschentrupp

Leia aqui: PORTUGUÊS | ESPANHOL

Leitura de poemas de Ramón López Velarde por Pedro Rapoula

Clipping de notícias da imprensa mexicana

CONSULTE CLIPPING AQUI

Partilhe: