Programa cultural para o mês de junho

Etiquetas: , , , , ,
___________________________________________________________________________________

Como todos os que se encontram condicionados pela pandemia da COVID-19, a Casa da América Latina continua a reinventar a forma como divulga a cultura dos países da América Latina, orientando-se nesta nova fase para conteúdos acessíveis online, ou conteúdos presenciais que assegurem todas as condições de segurança.

Poderá aceder a vários tipos de manifestações artísticas e culturais da América Latina, para apreciar e descobrir a diversidade e riqueza da sua música, cinema, artes cénicas, literatura, imagens, sons e artes visuais, todo o património que a define e projeta para o mundo.

Aproveite os museus e galerias, espetáculos e participe no debate de ideias.

Partilhe com a sua família e amigos a experiência da cultura latino-americana.


5 a 11 de junho

CINEMA

Calles de la memoria

Calles de la memoria, de Carmen Guarini, está disponível gratuitamente até segunda-feira, 30 de junho, na plataforma DocuDAC.

A exibição faz parte do ciclo Cine Documental Online, que a partir da plataforma dos cineastas argentinos apresenta um documentário por mês com acesso gratuito.

MÚSICA

Orquestra Sinfônica Municipal de Campinas

5 junho, 18h30

Comemoração dos 80 anos da PUC-Campinas, diretamente do Teatro Castro Mendes, sem presença de público. Programa: Haydn – Divertimento em sol maior Hob II: G1; Carlos Gomes – Sonata Burrico de pau em ré menor (4º movimento); e Mozart – Sinfonia nº 29 K 201 (186a).

Transmissão ao vivo pelo canal oficial da Universidade no YouTube.

TEATRO

Teatro Hoy 2021

A segunda versão digital do ciclo terá um programa gratuito que incluirá 13 criações, 5 estreias e 7 repetições durante 32 dias. 

Tudo em Teatroamil.tv, entre 27 de maio e 27 de junho.

LITERATURA

15ª Feria popular Días del Libro

Uma festa que se vive todo o ano

Los Eventos del Libro são um projeto da municipalidade de Medellín, que atendem ao Plano Cidadão de Leitura, Escrita e Oralidade, e que, junto com o sistema de Bibliotecas Públicas da cidade, fomentam a leitura, promovem a arte e a cultura e geram espaços de encontro e coexistência em torno do livro. 

Três encontros de cidadania onde a palavra é celebrada em todas as suas formas e manifestações.

A cada ano, os Eventos del Libro são desenvolvidos sob a égide de um conceito, um tema que convida os cidadãos a refletir sobre ele. Em 2021 o tema é Palavras.

ARTE

Museu Afro Brasil

O Museu Afro Brasil  é uma instituição pública, subordinada à Secretaria da Cultura do Estado de São Paulo e administrado pela Associação Museu Afro Brasil – Organização Social de Cultura.

Localizado no Pavilhão Padre Manoel da Nóbrega, dentro do mais famoso Parque de São Paulo, o Parque Ibirapuera, o Museu conserva, em 11 mil m2 um acervo com mais de 6 mil obras, entre pinturas, esculturas, gravuras, fotografias, documentos e peças etnológicas, de autores brasileiros e estrangeiros, produzidos entre o século XVIII e os dias de hoje. O acervo abarca diversos aspetos dos universos culturais africanos e afro-brasileiros, abordando temas como a religião, o trabalho, a arte, a escravidão, entre outros temas ao registrar a trajetória histórica e as influências africanas na construção da sociedade brasileira.


12 a 18 de junho

CINEMA

Cinema Chileno Online

Neste site são agrupados  mais de mil longas-metragens, documentários e curtas-metragens que foram disponibilizados para serem vistos oficialmente online, de acordo com os sites que os disponibilizaram. Nesse sentido, destacamos o grande trabalho do Arquivo Online da Cinemateca Nacional, Cinetecavirtual.cl, do Arquivo Patrimonial da Universidade de Santiago e do Arquivo de Filmes da UC. Além disso, são adicionados os links de vários cineastas que carregam os seus próprios trabalhos na rede. Cinechile.cl também tem um canal de transmissão à disposição de quem quiser enviar seus trabalhos.

MÚSICA

Festival Glamrock

12 e 13 de junho

Festival de música online gratuito com cartaz argentino e canadense.

Entre as bandas argentinas que vão participar estão Eruca Sativa, La Bersuit e La Beriso. 

TEATRO

Teatro Nacional Cervantes

O Teatro Nacional Cervantes, em Buenos Aires, é o palco nacional e teatro de comédia da Argentina.

Conheça os espetáculos disponibilizados online através do seu canal de youtube.

LITERATURA

Bibliotecas Virtuais do Peru

Colocamos à sua disposição bibliotecas virtuais de instituições peruanas onde pode encontrar um amplo catálogo de livros digitais com diversos temas.

ARTE

Artes e Cultura de Cuba

Descubra obras de arte, arquivos e histórias de Cuba.

Desde os seus inspiradores contributos culturais, à arte contemporânea cubana, passando pelo percurso de Jose Martí, em 360º, conheça esta apresentação de um conjunto significativo de instituições associadas ao Google Arts & Culture.


19 a 25 de junho

CINEMA

Academia de Cinema do Paraguai

A Academia de Cinema do Paraguai, com o fim de dar visibilidade ao cinema paraguaio, compartilhou a lista de filmes disponíveis online em plataformas pagas ou gratuitas.

MÚSICA

#LaGiraSeQuedaEnCasa

Disponibilizados pelos próprios, através de suas redes sociais, Chris Martin dos Coldplay e Alejandro Sanz, em dueto com o colombiano Juanes. 

O intérprete de “Corazón partío” conseguiu reunir mais de 200 mil espectadores durante a transmissão.

LITERATURA

Biblioteca Nacional Mariano Moreno – Argentina

Percurso virtual

A Biblioteca Nacional Mariano Moreno tem por missão tornar-se o principal centro bibliográfico do país como órgão de preservação, organização e divulgação de todo o acervo bibliográfico argentino. 

Tem como objetivo prestar serviços de informação de qualidade e tornar-se referência nacional e internacional na definição de políticas bibliotecárias.

ARTE

Museo a Cielo Abierto em San Miguel, Chile

O Museo a Cielo Abierto de San Miguel converteu-se na maior expressão coletiva de arte de rua do Chile, onde partilham o palco e se misturam as técnicas do muralismo e do graffiti com obras originais desenvolvidas pelos principais expoentes nacionais e internacionais consagrados e emergentes.

Os artistas aceitaram ainda que as suas criações fosem previamente validadas pelos residentes de cada parede, o que acrescenta uma mais-valia única de participação e permite também gerar um sentimento de pertença ao mural e ao seu ambiente.


26 de junho a 2 de julho

CINEMA

Cinemargentino

Cinemargentino é a videoteca do cinema argentino que permite assistir filmes completos, via streaming, gratuitamente.

MÚSICA

Orquestra Sinfônica Heliópolis

Heliópolis & Simoninha convidam: Samuel Rosa – guitarra e voz. 

Transmissão pelas redes sociais e YouTube do Instituto Baccarelli.

Local: Instituto Baccarelli Digital

LITERATURA

Biblioteca Nacional do Uruguai

Coleções digitais
Conheça as fotografias, cartazes, livros, mapas, diários e revistas da Bibilioteca Nacional acessíveis online.

TEATRO

Teatro #EmCasaComSesc

Todas as semanas há encontro marcado com grandes nomes do teatro brasileiro.

Transmitidos da casa de atores e atrizes ou diretamente de unidades do Sesc, sem público e seguindo todos os protocolos de segurança, espetáculos clássicos e contemporâneos são especialmente adaptados para a experiência digital.

ARTE

Museo Memoria y Tolerancia, México

O Museo Memoria y Tolerancia tem por missão divulgar a importância da tolerância, da não violência e dos direitos humanos e aumentar a consciência por meio da memória histórica, especialmente de genocídios e outros crimes. Alerta para o perigo da indiferença, discriminação e violência para criar responsabilidade e respeito.

Partilhe: