Programa cultural para o mês de maio

Etiquetas: , , , , ,
___________________________________________________________________________________

Como todos os que se encontram condicionados pela pandemia da COVID-19, a Casa da América Latina continua a reinventar a forma como divulga a cultura dos países da América Latina, orientando-se nesta nova fase para conteúdos acessíveis online, ou conteúdos presenciais que assegurem todas as condições de segurança.

Poderá aceder a vários tipos de manifestações artísticas e culturais da América Latina, para apreciar e descobrir a diversidade e riqueza da sua música, cinema, artes cénicas, literatura, imagens, sons e artes visuais, todo o património que a define e projeta para o mundo.

Aproveite os museus e galerias, espetáculos e participe no debate de ideias.

Partilhe com a sua família e amigos a experiência da cultura latino-americana.


7 a 13 de maio

CINEMA

Portal Cinencuentro

O portal Cinencuentro partilha o acesso a mais de cinquenta filmes peruanos que pode assistir gratuitamente em sua casa.

Os filmes que podem ser acedidos pertencem a cineastas de renome como Fabrizio Aguilar, Francisco Lombardi, Federico García, Mikael Wistrom, Nora de Izcue, Fernando Vílchez, entre outros.

MÚSICA

Orquestra Afro‐Brasileira

13 de maio, 19h00 – online 

Gravação de “Orquestra Afro‐Brasileira Em Cena”, realizada no dia 29 de abril no Armazém Utopia. Transmissão da gravação pelo YouTube do Canal Cultne ‐ Acervo Digital de Cultura Negra.

Carlos Negreiros – direção artística. Caio Cezar – direção musical e arranjador. Cély Leal – coordenação geral e produção executiva. Daniele Mazzer – diretora de produção e designer. Programa: AgôLonã; Tire o Calundu; Os oinhos de Iaiá; Sobras que sofrem; Saudação ao Rei Nagô; Lembarenganga; Preto Velho Iaiá; Damurixá; Não há Damurixá/Palmares; Canto de Omulo/Obaluayê; Xangô/Sou de Yorubá; Salve a Raça Brasileira. 

TEATRO

Poetas de Emergência

A poesia traduz, reflete, interpreta, coloca a realidade em perspectiva; uma realidade que foi perturbada em tempos de pandemia, em que o tempo pessoal corre em diferido do tempo do relógio.

LITERATURA

Biblioteca Digital Mundial

Para superar os dias de confinamento, a UNESCO recomendou a visita à Biblioteca Digital Mundial, que reúne livros, mapas, fotos, gravações e filmes de todos os tempos, além de relíquias das bibliotecas mais importantes do mundo. Entre os títulos, destacam-se as primeiras edições de “El Quijote” de Cervantes.

ARTE

Maravilhas do México pelo Google Art Project

Descubra o património ancestral, os melhores museus, artistas icónicos e paisagens únicas.


14 a 20 de maio

CINEMA

Que Viva México!, de Sergei Eisenstein

OpenCulture é uma plataforma que oferece filmes de forma legal e gratuita, com mais de mil títulos de cineastas consagrados.

Recomendamos o visionamento de  Que Viva México!, de Sergei Eisenstein.
Um projeto de filme iniciado em 1930 pelo cineasta de vanguarda russo Sergei Eisenstein retratando a cultura e a política mexicana da civilização pré-Conquista à revolução mexicana. Um filme problemático que acabou por ser abandonado.

Muitos historiadores do cinema estão convencidos de que ¡Que viva México! é um dos maiores filmes de Eisenstein. Que Viva México! esteve na encruzilhada do desenvolvimento artístico de Eisenstein e constitui um ponto crucial na evolução da arte do cinema.

Um trabalho que deve ser retirado dos arquivos, para ser apreciado por uma nova geração! É um tesouro à espera de ser descoberto.

MÚSICA

Trio Aquarius

16 de maio, 11h30 online

Trio Aquarius
Concerto comemorativo dos 30 anos do Trio.Ricardo Amado – violino, Ricardo Santoro – violoncelo e Flávio Augusto – piano.

Programa: Haydn – Trio em sol maior Gypsy Trio Hob XV:25 (c.1795); Edino Krieger – Sonatina (transcrição de Flávio Augusto); e Piazzolla – As quatro estações portenhas. Transmissão pelo YouTube da Fundação Maria Luisa e Oscar Americano.

TEATRO

Teatroteca do Ministério da Cultura da Espanha

Os amantes das artes cénicas podem ir à plataforma Teatroteca do Ministério da Cultura da Espanha. É um serviço gratuito que permite visualizar online mais de 1.500 gravações de peças de diferentes géneros, incluindo dança.Para aceder aos seus títulos, entre os quais se destacam peças clássicas da Idade de Ouro, como “Fuenteovejuna” ou “A vida é um sonho”.

LITERATURA

Projeto Gutenberg

O Project Gutenberg digitalizou mais de 60.000 livros para download gratuito. Embora a maioria seja em inglês, por se tratar de obras cujos direitos autorais já expiraram nos Estados Unidos, também é possível encontrar clássicos da literatura em espanhol. 

O melhor de tudo é que não precisa estar registado e pode até ler online sem fazer download de arquivos.

ARTE

Explorando o mundo maia na Guatemala

A preservação do património maia, em colaboração com o British Museum.


21 a 27 de maio

CINEMA

Filmoteca da UNAM

A Filmoteca da UNAM adere à campanha “UNAM Cultura em casa” e abre a sua colecção de filmes no seu microsite “Cinema Online: Nova temporada”, onde oferece uma alternativa para ver filmes a partir de casa para que as gerações actuais e os antigos cinéfilos o conheçam. A riqueza do cinema mexicano em diferentes géneros e épocas.

MÚSICA

Concierto Online de Pepe Gavilondo

José Gavilondo é um multi-instrumentista, fotógrafo e artista visual versátil que vive em Havana, Cuba. Tendo estudado música desde jovem, construiu um catálogo impressionante de música contemporânea original, incluindo composições para pequenos e grandes conjuntos, orquestras sinfónicas e várias colaborações interdisciplinares. 

É um improvisador e arranjador experiente, atuando em diversos estilos na sua banda Ensemble Interactivo de La Habana. Além disso, toca piano e teclas em vários conjuntos, incluindo a proeminente banda de rock progressivo afro-cubano Synthesis.

Vindo de uma família artística eclética, José dedica-se a trabalhar em muitas formas diferentes, da música clássica às artes circenses, à dança improvisada e à ampliação dos limites da criação nessa arte.

TEATRO

A Obscena Senhora D

O Teatro #EmCasaComSesc transmite diretamente de São Paulo o monólogo “A Obscena Senhora D”, baseado na obra homônima da escritora Hilda Hilst (1930-2004). 

Na peça, com conceção, interpretação e direção de Suzan Damasceno, a personagem Hillé, apelidada pelo marido de Senhora D (D de Derrelição), decide viver aos sessenta anos num vão de escada onde se entrega a uma busca incessante pelo sentido das coisas.

LITERATURA

Biblioteca Nacional do Peru

Em março do ano passado, a Biblioteca Nacional do Peru disponibilizou aos internautas um total de 17 mil publicações digitalizadas e carregadas na rede para acesso irrestrito, numa valiosa tentativa de democratizar o consumo de material bibliográfico e permitir rapidez de consulta de históricos , fílmico, literário, científico e outros materiais.

ARTE

Buenos Aires Graffiti

Buenos Aires Street Art é uma organização que promove a arte urbana em Buenos Aires. Dá-nos a conhecer artistas locais e internacionais que escolhem os muros da cidade para se expressarem.

Promove e gere projetos artísticos, ligando artistas, instituições, empresas e turismo.

Também apoia artistas emergentes, ajudando no seu crescimento, encorajando a diversidade e a qualidade, levando a arte urbana argentina até uma audiência global.


28 de maio a 3 de junho

CINEMA

Cinema online do Peru

Uma grande lista de mais de 60 filmes peruanos de todos os tempos e géneros para assistir gratuitamente de sua casa. 

Poderá encontrar clássicos imprescindíveis do cinema peruano como «Espejismo» (1972) do realizador Armando Robles Godoy, «Gregorio» (1982) do Grupo Chaski, ou documentários musicais como «Grito Subterráneo» (1987), «Ruido Vulgar» (2011), entre outros.

MÚSICA

Jorge Drexler no Teatro Melico Salazar (sem público) – San José, Costa Rica

Depois de cancelar os seus espetáculos na Costa Rica, o uruguaio Jorge Drexler decidiu fazer o seu concerto de qualquer forma, mas de graça, para quem quisesse ouvir.

LITERATURA

Fundação BBVA Peru

A Fundação BBVA Peru digitalizou todos os títulos que publicou ao longo de mais de 40 anos e colocou-os nesta página, a fim de garantir sua preservação e promover o conhecimento do país em todas as latitudes.

TEATRO

Histórias do Velho Batista

O ator Paulo Henrique Sant’Anna apresenta no Teatro #EmCasaComSesc o monólogo “Histórias do Velho Batista”. Transmitido diretamente de São Paulo, o espetáculo é o desdobramento de uma pesquisa de resgate da tradição oral.

ARTE

Museu das Mulheres da Costa Rica

O Museu das Mulheres da Costa Rica é o primeiro museu feminista da América Central. Surgiu em 2009 para promover, desde a Costa Rica, a arte, a história e a cultura da mulher, na ordem nacional e universal.

Convidamos à visita às suas exposições virtuais, que constituem um arquivo digital permanente.