Festival 5L – Concerto com palavra

Etiquetas: , , , ,
___________________________________________________________________________________

7 de maio
18h30
Casa da América Latina

O Lisboa 5L é um festival literário que decorre em Lisboa entre 5 e 9 de maio de 2021 e que se propõe celebrar simultaneamente a Língua, a Literatura, os Livros, as Livrarias e a Leitura.

A Casa da América Latina associa-se a este festival com “Concerto com Palavra”, composto pela participação em palco de quatro músicos e Lauren Mendinueta e André Gago como leitores de poesia. Os temas musicais são originais, peças pensadas, improvisadas ou adaptadas para acompanhar os poemas. No concerto a palavra poética funde-se com a música, como num concerto clássico de jazz.

Durante os primeiros meses da pandemia Lauren Mendinueta foi convidada por uma emissora de música clássica colombiana para gravar alguns poemas para a rádio. Nesse momento pensou que a música de jazz era, pela sua natureza de improvisação, perfeita para acompanhar os seus poemas. Convidou três músicos e a experiência funcionou tão bem que hoje há mais duas emissoras, uma nos Estados Unidos e outra no México, que lhe pediram o mesmo tipo de colaboração de gravações de Jazz e poesia. Foi também convidada pela Universidade dos Andes de Bogotá, para filmar um concerto poético que foi difundido no seu programa Gestos de la poesia através dos canais de difusão online da universidade.

Leitores: Lauren Mendinueta e André Gago
Piano: Victor Zamora
Contrabaixo: Walter Areia
Saxofone (soprano e tenor): Édouard Rambourg

A duração do evento é de 50 minutos.

Partilhe: