Programa cultural para o mês de abril

Etiquetas: , , , , ,
___________________________________________________________________________________

Como todos os que se encontram condicionados pela pandemia da COVID-19, a Casa da América Latina continua a reinventar a forma como divulga a cultura dos países da América Latina, orientando-se nesta nova fase para conteúdos acessíveis online, ou conteúdos presenciais que assegurem todas as condições de segurança.

Poderá aceder a vários tipos de manifestações artísticas e culturais da América Latina, para apreciar e descobrir a diversidade e riqueza da sua música, cinema, artes cénicas, literatura, imagens, sons e artes visuais, todo o património que a define e projeta para o mundo.

Aproveite os museus e galerias, espetáculos e participe no debate de ideias.

Partilhe com a sua família e amigos a experiência da cultura latino-americana.


5 a 11 de abril

CINEMA

7º Festival Brasil de Cinema Internacional 

O  7FBCI será realizado na cidade do Rio de Janeiro, de 5 a 13 de abril de 2021, com o patrocínio do Estado do Rio de Janeiro/Secretaria de Estado de Cultura e Economia Criativa, o Governo Federal e a Lei Aldir Blanc.

O Festival tem como objetivo principal a difusão e premiação da produção audiovisual mundial e o encontro dos profissionais e amantes do cinema,  possibilitando o intercâmbio entre produtores, distribuidores e exibidores, no intuito de promover a indústria cinematográfica, formar públicos e aproximar os realizadores do seu público.

A mostra competitiva recebe filmes de diversos países, como Cuba, África do Sul, Colômbia, México, Inglaterra e Portugal. Já a mostra Panorama, recebe 20 filmes, contemplando obras produzidas em países como Quênia, Suazilândia, Alemanha, Argentina, Brasil e Bolívia. 

MÚSICA

Clássicos no Verde

O Festival Clássicos no Verde On-line, projeto aprovado pela Secretaria de Cultura e Economia Criativa do Estado de São Paulo através da Lei Aldir Blanc, apresenta seis recitais on-line com talentos da nova geração da música de concerto brasileira, gravados na Fundação Maria Luísa e Oscar Americano, em São Paulo. Os concertos acontecem de 24 de março a 28 de abril de 2021, sempre às quartas-feiras, às 18h30. 

TEATRO

La calle sin fronteras

3 episódios
Diferentes companhias de teatro de rua mostram como prepararam as suas produções para Santiago a Mil 2017.

LITERATURA

III Feira do Livro da Unesp | Virtual

Tendo em vista a impossibilidade de realização presencial da III Feira do Livro da Unesp, em função da pandemia, esta edição será totalmente virtual, ampliando assim o seu alcance ao público. Também com esse objetivo, o prazo de duração foi ampliado de cinco para sete dias. O evento ocorre ininterruptamente do dia 5 de abril de 2021, segunda-feira, a partir das 9h, até o dia 11 de abril de 2021, domingo.

A III Feira do Livro da Unesp é realizada por meio do site, onde estão elencadas as editoras participantes, cujo compromisso para participação neste evento foi o oferecimento de, no mínimo, 50% de desconto sobre o preço de capa.

ARTE

Instituto Moreira Salles

O Instituto Moreira Salles é uma instituição singular na paisagem cultural brasileira. Tem importantes acervos em quatro áreas: Fotografia, em mais larga escala, Música, Literatura e Iconografia. Notabiliza-se também por promover exposições de artes plásticas de artistas brasileiros e estrangeiros. E gosta de Cinema. As suas atividades são sustentadas por uma dotação, constituída inicialmente pelo Unibanco e ampliada posteriormente pela família Moreira Salles. Presente em três cidades – Poços de Caldas, no sudeste de Minas Gerais, onde nasceu em 1992, Rio de Janeiro e São Paulo – o IMS, além de catálogos de exposições, livros de fotografia, literatura e música, publica regularmente as revistas ZUM, sobre fotografia contemporânea do Brasil e do mundo, de frequência semestral, e serrote, de ensaios e ideias, quadrimestral.


12 a 18 de abril

CINEMA

Festival É Tudo Verdade 2021

8 a 18 de abril

O É Tudo Verdade, o principal festival de documentários da América Latina, divulgou a sua seleção de títulos para 2021. Desta vez, dadas as circunstâncias, o evento será inteiramente online e gratuito.

Entre os 69 títulos selecionados, os destaques vão para A Última Floresta, filme de Luiz Bolognesi escolhido para o encerramento do festival, que acompanha uma tribo da Amazónia tentando manter os seus costumes; Alvorada, de Anna Muylaert e Lô Politi; sobre a ex-presidente Dilma Rousseff; e MLK/FBI, filme de Sam Pollard que foi semifinalista de Melhor Documentário no Oscar 2021.

O Festival É Tudo Verdade 2021 acontece entre os dias 8 e 18 de abril, com a cerimónia de premiação às 17h do último dia, no canal da organização no Youtube. Por lá também serão distribuídos alguns dos títulos da seleção, que também ficarão disponíveis nas plataformas digitais Looke, Itaú Cultural, Sesc em Casa e Spcine Play, além de transmissão na TV pelo Canal Brasil.

Para mais informações e o restante da programação, veja o site oficial do festival. 

MÚSICA

Mariachi Vargas de Tecalitlán – Orfeón Donostiarra

O Orfeón Donostiarra e o Mariachi Vargas de Tecalitlán reuniram-se no Auditório Kursaal para apresentar uma seleção de canções populares bascas e mexicanas numa experiência inovadora.

TEATRO

La vida es puro teatro

4 episódios

Como se prepara uma montagem? Quem toma decisões nesta importante disciplina artística? Todas estas questões serão respondidas no programa “A vida é puro teatro”, promovido pelo Festival Santiago a Mil.

Os atores Camila Lebert, Javier Casanga e María Paz Grandjean atuam como maestros e entrelaçam entrevistas e histórias. Num palco de teatro, e também nos seus camarins, corredores e plateias, vemos os desafios enfrentados por uma pequena companhia de teatro composta por duas atrizes e um ator no processo de pesquisa para a criação de uma nova peça.

Em cada capítulo do programa, como parte de seu processo de pesquisa criativa, os três atores recebem convidados do mundo do teatro (atores, dramaturgos, encenadores, cenógrafos, diretores de arte, etc.).

Os convidados são selecionados de acordo com os temas e obras presentes na programação de 2021 do Festival Internacional Santiago a Mil, e com a sua presença são apresentados a temas relevantes como Poder, Mulheres, Territórios, Migração, Diversidades e Utopias. Temas transversais que questionam a sociedade moderna sob a ótica do teatro.

LITERATURA

II Festival Internacional de Poesia Vicente Huidobro

16, 17 e 19 de abril

Aproxima-se a segunda edição do Festival Internacional de Poesia Vicente Huidobro. Sob o tema “Nacida en todos los sitios, Poesía escrita por mujeres”, e em comemoração dos 90 anos da publicação da Altazor, revista eletrónica de literatura.

Este evento reúne 42 vozes femininas da América Latina e de Espanha, pertencentes a 20 países, que marcam encontro dias 16, 17 e 18 de abril nesta grande festa da palavra.

ARTE

Fototeca Nacional (México)

O principal antecedente na formação do Sistema Nacional de Fototeca é a aquisição pelo governo mexicano do conhecido Arquivo Casasola em 1976, que foi confiado ao INAH, dando origem à primeira fototeca moderna do país, localizada na cidade de Pachuca. Este foi um sinal muito importante de um crescente interesse pela fotografia, ligado à renovação da historiografia que se vivia nesses anos e que se voltava para novas fontes de estudo da constituição da sociedade e da mentalidade moderna. A promoção da fotografia contemporânea também converge através do Conselho Mexicano de Fotografia, fundado em 1977.

Três grandes eventos complementares, que permitem chamar a atenção de um amplo público, acontecem em 1978: a Primeira Mostra de Fotografia Latino-Americana Contemporânea e o Primeiro Colóquio Latino-Americano de Fotografia, promovido pelo Conselho Mexicano de Fotografia; bem como a primeira grande exposição de carácter histórico, Imagem Histórica da Fotografia no México, resultado de uma investigação realizada no INAH com imagens de grande parte das suas colecções e que afirmou o seu protagonismo na protecção e investigação da o ambiente.

Estes acontecimentos conduziram à realização sucessiva de colóquios, exposições, investigações e livros que culminaram nas celebrações comemorativas dos 150 anos da fotografia, em 1989. Com eles iniciou-se uma nova etapa que cedo deu frutos: a consciência da necessidade de aprofundamento. história da fotografia em todo o país, a promoção intransigente da fotografia contemporânea e o aumento dos arquivos fotográficos, bem como estudos e publicações especializadas.


19 a 25 de abril

CINEMA

Filmes e séries latino-americanos

Netflix
Comédias, dramas, romances, thrillers e muito mais, para rir, chorar, suspirar, gritar… Tudo vindo da América Latina.

MÚSICA

Yamandu Costa toca Chacarera (La Pesada) de Luís Salinas

“La pesada é uma composição do grande guitarrista e compositor argentino, Luís Salinas.

Luís é inspiração e liberdade, conheci ele quando eu tinha 16 anos e mudou a minha forma de pensar a música.

Quando vi ele tocar, a quantidade de informação e a ausência de preconceito entre diferentes estilos foram as características que mais me impressionaram.

Esta chacarera é um clássico instrumental latino-americano.
A obra de Salinas tem uma força muito própria e é feita de temas extremamente saborosos, cheios de swing e leveza!

Deixo aqui esta versão que conta com a luxuosa parceria do meu querido amigo Ernesto Fagundes tocando este lindo instrumento tão presente na música argentina: o bombo leguero.

Guto Wirtti sempre impecável, no contrabaixo e na entrega!
E Armando Marçal que com sua categoria e excelência nos regala um equilíbrio natural.

Viva Luís Salinas
Viva a música sempre.”

TEATRO

Matriarquia

A nova temporada de transmissões ao vivo do Teatro #EmCasaComSesc começou com um espetáculo inédito. A atriz Camila Pitanga estreou “Matriarquia [em processo]”, criado por si, pela preparadora vocal Lucia Gayotto, pela dramaturga e roteirista Dione Carlos e pela encenadora Cristina Moura. 

O projeto nasce das vivências da intérprete, da situação do mundo contemporâneo com a pandemia e do encontro das criadoras. “‘Matriarquia’ é sobre o encontro dessas mulheres, é sobre o meu encontro com minhas vivências e percepções, bem como minha experiência neste mundo que atravessa uma pandemia”, explica Camila Pitanga.

LITERATURA

Poetas de Emergência

A poesia traduz, reflete, interpreta, coloca a realidade em perspectiva; uma realidade que foi perturbada em tempos de pandemia, em que o tempo pessoal corre em diferido do tempo do relógio.

A solidão, o enclausuramento, as restrições alteraram os nossos modelos de vida. Com Poetas de Emergência repensamos a realidade, para descrevê-la recitando poemas selecionados por uma equipe curatorial, que vão destacar textos que sustentam a esperança, a oportunidade e a mudança. O público poderá ouvir a declamação de poemas selecionados para serem lidos por uma voz que transmite e amplifica a mensagem poética.

ARTE

Museu Pallarols

Juan Carlos Pallarols é um ourives argentino de renome internacional. Fez peças de grande valor estético, técnico e histórico, como os Bastones de Mando de vários presidentes argentinos, presentes oficiais encomendados por diferentes líderes e trabalhos especiais para empresas e organizações e até mesmo cálices papais.

Desde 1750, de Barcelona e chegando a Buenos Aires em 1804, o sobrenome Pallarols e sete gerações de ourives fizeram do ouro dourado uma glória de repercussão internacional.

O seu conhecimento foi colocado ao ao serviço das tradições crioulas, com destaque para a participação na Exposição de Prata Crioula de Mar del Plata (1999) e sua Amostra do Recado, na Exposição Rural Argentina (Buenos Aires, 2001) . Atualmente reside no bairro Buenos Aires de San Telmo, onde ele tem sua oficina, um escritório de vendas e um pequeno museu familiar que é visitado entre outros por institutos de arte, turistas, funcionários e artistas de todo o mundo.


26 de abril a 2 de maio

CINEMA

10 Filmes para conhecer o Cine Latino-americano

Por vezes pouco valorizado em relação às produções norte-americanas ou europeias, o cinema latino-americano, riquíssimo em forma e conteúdo, é repleto de críticas sociais, questionamentos morais e narrativas fascinantes.

Essa designação refere-se aos filmes produzidos nas regiões da América do Sul e Central, onde os idiomas oficiais possuem raízes latinas. O nascimento do cinema latino-americano acompanha o nascimento do cinema mundial – um ano depois da primeira exibição de cinema do mundo, em 1895, os equipamentos de filmagem e de projeção já haviam chegado à América Latina.

Confira uma lista com 10 filmes para começar a conhecer a produção riquíssima do Cine Latino-americano, através do Instituto de Cinema, uma das mais reconhecidas escolas de cinema e audiovisual do Brasil.

MÚSICA

Theatro Municipal de São Paulo

O Theatro Municipal de São Paulo é seu e de todos nós. E isso não muda: mesmo enquanto permanece fechado seguindo a recomendação da prefeitura, o Municipal ainda pode fazer parte da sua rotina, na sua casa.

Todas as semanas publica espetáculos completos ocorridos no seu palco e oferece conversas descontraídas em formato de lives com pessoas que trabalham no seu complexo, através do seu perfil no Instagram. Isso sem contar os conteúdos que já vêm sendo publicados por lá. 

LITERATURA

Eduardo Galeano | Sangue Latino

Encontro com o jornalista e escritor uruguaio Eduardo Galeano. O autor de “As Veias Abertas da América Latina” fala sobre a cidade de Montevidéu e comenta a morte de seu cão. Recita, ainda, trechos de sua premiada obra.

TEATRO

Os Sentimentos Vastos Não Têm Nome

Impossibilitados de exercer o seu ofício presencialmente por conta da pandemia, os atores Gilda Nomacce e Donizeti Mazonas debruçaram-se sobre a sua experiência profissional e pessoal para criar para o Teatro #EmCasaComSesc a peça fílmica “Os Sentimentos Vastos Não Têm Nome”.

Transmitido da casa de Gilda, em São Paulo, o trabalho experimental investiga a intersecção do teatro e do cinema por meio de uma teia dramatúrgica composta por fragmentos previamente gravados e outros tecidos em tempo real. O cruzamento entre as linguagens decorre não somente do contexto atual, mas também pela experiência dos artistas em ambas as linguagens.

Concebido, dirigido e interpretado pela dupla, o espetáculo traz a situação fictícia de dois atores que atravessam a madrugada tentando criar uma cena que deverá ser apresentada ao seu mestre. A peça é a busca de uma cena possível num mundo marcado por polarização, negacionismo, incerteza, pós-verdade, isolamento social e ausência de futuro.

ARTE

MAPI – Museo de Arte Precolombino e Indígena (Uruguai)

O MAPI oferece aos visitantes uma exposição permanente de peças arqueológicas e etnográficas pertencentes a diferentes culturas oriundas do continente americano e realiza pesquisas, exposições temporárias e publicações sobre diversos aspetos relacionados com o seu tema. 

Em 2014 apresentou pela primeira vez uma exposição no exterior, intitulada “Uruguai em Guaraní”, que foi exibida nos Museus do Vaticano e no Museu Etnológico de Hamburgo, para depois continuar uma digressão por outras cidades da Europa e nesse mesmo ano as primeiras Coleções MAPI Catálogo.

Partilhe: