Exposição “Múltiplo Leminski” na Casa da América Latina

Etiquetas: , ,
___________________________________________________________________________________

10 setembro a 3 novembro
Casa da América Latina

Chega a Portugal, na Casa da América Latina, entre os dias 10 de setembro e 3 de novembro, a exposição “Múltiplo Leminski” sobre a vida e obra de Paulo Leminski, poeta brasileiro multifacetado de importância fundamental para a cultura brasileira.

Paulo Leminski escreveu poesia e prosa, mas foi também letrista, compositor, jornalista, publicitário, biógrafo, crítico literário. Um artista múltiplo, cuja obra pode ser agora visitada em Portugal na Casa da América Latina, com o apoio da Embaixada do Brasil em Lisboa.

A exposição reúne excertos pessoais do autor, que resultam de um trabalho de recolha da família, as filhas Áurea e Estrela Leminski, e a viúva Alice Ruiz. Podem ser vistos exemplares do seu vasto repertório como letrista e compositor, recortes específicos do jornalista, publicitário e crítico, originais manuscritos e datilografados, vídeos, entrevistas, cartas e documentos pessoais selecionados do acervo da família, além de vídeos com o autor.

Esta exposição que agora chega a Portugal já foi vista por mais de 700 mil pessoas nas 10 cidades brasileiras por onde passou.

A obra poética de Paulo Leminski, reunida num só volume na edição brasileira “Toda Poesia” e editada pela Companhia das Letras, recebeu o Grande Prémio APCA (Associação Paulista de Críticos de Arte) em 2013, e vendeu mais de 200 mil exemplares no Brasil.

No ano passado, a poesia reunida de Paulo Leminski chegou também a Portugal num volume com o mesmo nome da edição brasileira “Toda Poesia”, editado pela Imprensa Nacional Casa da Moeda.

Veja aqui a conversa de Raquel Marinho com Áurea Leminski, filha de Paulo Leminski e uma das organizadoras desta exposição, para conhecer melhor todas as experiências que os visitantes da exposição podem encontrar:

Partilhe: