Festival Internacional Santiago a Mil

Etiquetas: ,
___________________________________________________________________________________

O Festival Internacional Santiago a Mil é um festival anual de artes cénicas que acontece em janeiro em Santiago do Chile. É o maior festival de artes do Chile e inclui eventos de teatro, dança e música do Chile e do exterior, realizados na capital, Santiago, e em todo o país. 

Santiago a Mil é o espaço onde todas as paisagens e culturas são bem-vindas. Um convite a viver momentos únicos, partilhar experiências inesquecíveis e dialogar através de múltiplas expressões artísticas.

Desde 1994, todo o mês de janeiro, a capital e diferentes cidades do Chile tornaram-se o cenário perfeito para as artes cénicas e para atender a diversos públicos. Durante três semanas o festival é um espaço privilegiado de criação contemporânea, comprometido com a excelência artística e propostas de grande relevância social e política.

Cada versão é composta por figuras proeminentes do Chile e do mundo que exploram, rompendo fronteiras, cruzando e atualizando permanentemente o teatro, a dança, a música, a performance, o circo, as artes visuais e o cinema, entre outras expressões, provenientes de 25 países. Artistas como Pina Bausch, Ariane Mnouchkine, Royal de Luxe, Robert Wilson, Christoph Marthaler, Jan Fabre, Krystian Lupa, Ivo van Hove, Romeo Castellucci, Lemi Ponifasio e Thomas Ostermeier, participaram  já no festival.

Santiago a Mil também rompe as fronteiras territoriais, económicas e sociais do país, estendendo um programa gratuito a cerca de 20 comunas da Região Metropolitana e 15 cidades do país.

Santiago a Mil é mais do que um outdoor de espetáculos, É também um lugar onde as ideias, o diálogo e a reflexão têm lugar. Por meio do LAB Escénico, artistas, alunos e público encontram-se em workshops e conversas abertas para refletir em conjunto sobre a obra e a experiência de palco.

Da mesma forma, programadores, produtores e profissionais de todo o mundo estão na PLATEA, Programmers Week, uma plataforma orientada para a promoção da produção, circulação e programação de espetáculos contemporâneos.

O Festival Internacional Santiago a Mil é organizado pela Fundação Teatro a Mil e apresentado em conjunto com Escondida / BHP. Conta com o apoio do Ministério das Culturas, Artes e Património. Um modelo de gestão que também é possível graças à cooperação em rede, que conta com a colaboração de instituições públicas, empresas privadas, organismos internacionais, teatros, artistas, meios de comunicação e fornecedores.

Partilhe: