A Casa da América Latina em 2021

Etiquetas: , ,
___________________________________________________________________________________

Estamos a iniciar mais um ano mas, desta vez, pela conjuntura internacional pandémica, será difícil fazer uma programação das atividades com certezas absolutas. Uma das coisas que a epidemia da Covid-19 nos ensinou foi que a aprendizagem se faz no quotidiano e há uma necessidade imperiosa de reinventar os meios e por vezes mesmo os conteúdos do nosso trabalho.

No momento em que Portugal assume a presidência da União Europeia e em que está em cima da mesa a implementação do acordo entre a UE e o Mercosul, torna-se mais evidente a importância que este tema tem no trabalho desenvolvido pela CAL. Não cruzaremos os braços e esperamos estar à altura das expectativas dos nossos associados dando a conhecer as realidades dos vários países mas também mostrando como Portugal tem enfrentado a difícil situação internacional.

Continuaremos a trabalhar as áreas da Cultura, da Economia e Empresas e da Academia e Ciência. Manteremos as grandes linhas de programação com a Mostra de Cinema da América Latina e o Dia Mundial da Poesia. Na área académica e científica retomaremos o seminário de especialização “A América Latina Hoje” em formato Escola de Inverno com o ISCTE-IUL, o Prémio Científico Mário Quartin Graça com o Banco Santander e a Cátedra de Medicina Tropical no IHMT em parceria com a Fundação Millennium BCP. Prepararemos uma vez mais o Mercado da América Latina em Cascais e participaremos na Bolsa de Turismo de Lisboa. Estaremos de portas abertas para acolher as sugestões de trabalho por parte dos países, empresas e municípios nossos associados. Mas também, sempre que a situação o exigir, recorreremos aos meios digitais para pôr em prática o nosso programa.

Aproveitamos esta ocasião para agradecer a colaboração que temos recebido das empresas, embaixadas, municípios e demais instituições que nos têm acompanhado e desejamos um bom ano para todos.


Manuela Júdice
Secretária Geral da CAL

Partilhe: