Programa cultural para o mês de agosto

Etiquetas: , , , , ,
___________________________________________________________________________________

Como todos os que se encontram condicionados pela pandemia da COVID-19, a Casa da América Latina continua a reinventar a forma como divulga a cultura dos países da América Latina, orientando-se predominantemente para conteúdos acessíveis online.

Com um único clique, poderá aceder a todo o tipo de manifestações artísticas e culturais da América Latina, para apreciar e descobrir a diversidade e riqueza da sua música, cinema, artes cénicas, literatura, imagens, sons e artes visuais, todo o património que a define e projeta para o mundo.

Aproveite os museus e galerias, espetáculos e participe no debate de ideias.

Partilhe com a sua família e amigos a experiência da cultura latino-americana.


3 a 9 de agosto

CINEMA

O Abraço da Serpente, de Ciro Guerra 

Karamakate, um poderoso xamã da Amazónia, último sobrevivente do seu povo, vive nas profundezas da selva, num isolamento voluntário. Décadas de solidão transformaram-no num chullachaqui, um invólucro humano, despojado de memórias e de emoções. O seu vazio é perturbado pela chegada de Evan, um etnobotânico americano que procura a Yakruna.

Nomeado para o Óscar de Melhor Filme Estrangeiro, representando a Colômbia, e duplamente premiado na Quinzena de Realizadores do Festival de Cannes, este filme é uma exploração visualmente hipnótica do homem, da natureza e dos poderes destrutivos do colonialismo.

MÚSICA

Miguel Amaral e Yuri Reis – Acerta o Passo – Pixinguinha e Benedito de Lacerda

“Acerta o Passo” é novo vídeo do duo Miguel Amaral e Yuri Reis.

Tem realização de Krystallenia Batziou e conta com a participação especial dos bailarinos Tiago Martins e Joana Ilhão.

TEATRO

Oligor y Microscopía (Espanha-México)
LA MELANCOLÍA DEL TURISTA

Quantos segundos são necessários para criar e perder um paraíso?

Um delicado teatro-cinema leva-nos numa viagem em torno da vida secreta dos objetos, das paisagens e dos paraísos perdidos.

Um trabalho de campo realizado em destinos turísticos, atualmente em decadência, deu lugar a uma pesquisa cénica sobre o conceito de paraíso.

Jomi Oligor, dos Hermanos Oligor (Espanha) e Shaday Larios, da Microscopía Teatro (México), regressam ao FIMFA com a sua linguagem singular, construída com objetos, mecanismos e miniaturas. Imperdível!

LITERATURA

Las tres muggles Podcast

Las tres muggles, um podcast dedicado à cultura, bem-estar, notícias e, acima de tudo, para redescobrir os prazeres simples da vida. 

3 mulheres empreendedoras, apaixonadas por livros. Adriana, formada em literatura e gestora cultural, Andreína, engenheira química e apaixonada pela economia criativa, e Susana, comunicadora e livreira

ARTE

Teotihuacan 

Fundada no primeiro século AC, Teotihuacan evoluiu para um grande centro urbano no século V DC. Com cerca de 100.000 pessoas, era a maior cidade do seu tempo no Hemisfério Ocidental. Os antigos cidadãos de Teotihuacan lidaram com questões que permanecem relevantes para muitos de nós. Atraindo uma população ampla e diversificada de toda a Mesoamérica, abordaram com sucesso a imigração, as relações comerciais e a gestão de recursos naturais. Da mesma forma que os símbolos nacionais de cada país unem os seus habitantes, Teotihuacan também procurou maneiras de unir pessoas de diferentes origens e tradições por meio de um programa de arte e arquitetura em toda a cidade que promoveu crenças compartilhadas.


10 a 16 de agosto

CINEMA

Aquarius
Kleber Mendonça Filho

Clara, uma viúva de 65 anos, crítica de música reformada, nasceu numa família rica e tradicional no Recife, Brasil. Ela é a última residente do Aquarius, um edifício construído nos anos 40, na zona cara junto ao mar da Avenida Boa Viagem, Recife. Todos os apartamentos vizinhos já foram adquiridos pela empresa que apresentou projectos para construir um novo empreendimento. Clara jura que só sairá dali morta e entra numa guerra fria com a empresa, num confronto obscuro, assustador e emocionalmente desgastante. Esta tensão não só perturba Clara como torna as suas rotinas exasperantes, levando-a a reflectir sobre si e aqueles que ama, o seu passado e o seu futuro.

MÚSICA

Ritmos de Perú en Europa

Uma canção tem o poder de nos levar de volta para casa. Por esse motivo, nas comemorações nacionais do Peru, foram reunidos 25 músicos peruanos que vivem em 8 países europeus, para celebrar a diversidade peruana através da música.

Boas festas nacionais no Peru.

TEATRO

El Viento en un Violín

Claudio Tolcachir encena um trabalho sobre a história de duas mulheres dispostas a fazer qualquer coisa para serem mães juntas. Uma história sobre a luta entre amor e lei, sobre desespero e solidão. Ou, talvez, sobre o surgimento de uma nova forma de família, nascida do erro e do imprevisto.

LITERATURA

Audiolibros – Porquê ler audiolivros

Contos lidos pela argentina Cecilia Bona

ARTE

Retábulo dos Reis, México

O Retábulo dos Reis ou Altar dos Reis é um retábulo de grande valor artístico e estético, localizado na Catedral Metropolitana da Cidade do México.

Conheça o modelo 3D.


17 a 23 de agosto

CINEMA

La danza de la realidad, de Alejandro Jodorowsky

Filme chileno de 2013, dirigido por Alejandro Jodorowsky, que conta a vida do pai do diretor. Trata-se uma autobiografia, musical, fantástico e de drama com a participação de Brontis Jodorowsky, Pamela Flores e Jeremias Herskovits, além do próprio diretor.

É o primeiro filme do realizador em 23 anos. O filme, exibido em 2003 no Festival de Cannes, é uma adaptação de uma obra homônima de Jodorowsky, publicada em espanhol em 2001.

MÚSICA

El Cuarto de Dante – Limbo World Tour Live – 22 ago

Espetáculo multidisciplinar com música, dança e poesia.

TEATRO

A Rebelião dos Bonecos

Durante o mês de agosto, A Rebelião dos Bonecos vai à tela do Teatro Mil. Convidamos a conhecer a programação da nona versão deste festival produzida pela companhia Viaje Inmóvil.

LITERATURA

10 livros de escritores latino-americanos que não pode deixar de ler

A literatura latino-americana está repleta de bons exemplos literários. Quais são os seus escritores preferidos?

ARTE

Autorretrato com Macaco, de Frida Kahlo

“Autorretrato com macaco” é um óleo da artista mexicana Frida Kahlo, encomendado em 1938 por A. Conger Goodyear, então presidente do Museu de Arte Moderna em Nova Iorque. É um dos muitos autorretratos pintados por Kahlo para amigos e patronos durante a sua carreira.

Conheça todos os detalhes.


24 a 30 de agosto

CINEMA

Indie Lisboa 2020

A edição deste ano conta com cinema ao ar livre, acrescentando às salas habituais do festival (Cinema São Jorge, Culturgest, Cinema Ideal e Cinemateca Portuguesa) o Cineteatro Capitólio, onde poderá ver cinema numa tela com o céu como plano de fundo. Também na Esplanada da Cinemateca, pode ver filmes ao ar-livre quase todas as noites.

Destacamos as sessões de filmes provenientes da América Latina:

A FEBRE/THE FEVER
Maya Da-Rin, Brasil/França/Alemanha ∙ 
Brazil/ France/Germany, fic., 2019, 98’
27 QUI, 19:30, CINEMA IDEAL
30 DOM, 21:45, CULTURGEST 

LOS CONDUCTOS* Camilo Restrepo, Colômbia/França ∙ Colombia/
France, fic., 2020, 70’
26 QUA, 18:45, CINEMA SÃO JORGE 3 30 DOM, 18:45, CINEMA SÃO JORGE 3 

ISABELLA
Matías Piñeiro, Argentina/França ∙
Argentina/France, fic., 2020, 78’
30 DOM, 21:30, CULTURGEST GA 
5 SÁB, 18:45, CINEMA SÃO JORGE 3 

RESPONSABILIDAD EMPRESARIAL
CORPORATE ACCOUNTABILITY
Jonathan Perel, Argentina, doc./exp., 2020, 68’
25 TER, 21:30, CINEMA SÃO JORGE 3 
28 SEX 19:15, CINEMA SÃO JORGE 3 

ALL THE DEAD ONES
Caetano Gotardo/Marco Dutra, Brasil/
França ∙ Brazil/France, fic., 2020, 120’
26 QUA, 21:30, CINEMA SÃO JORGE 3 
31 SEG, 21:45, CINEMA SÃO JORGE SMO 

VENDRÁ LA MUERTE Y TENDRÁ TUS
OJOS
José Luis Torres Lleiva, Chile/Alemanha/
Argentina ∙ Chile/Germany/Argentina, fic., 2019, 90’
30 DOM, 19:15, CULTURGEST PA

MÚSICA

Música antiga?

Os mistérios da música antiga revelados por especialistas. Ouça os membros da Academia de Música Antiga da UNAM explicando o estudo e a prática da música do passado com exemplos.

TEATRO

Poemas Visuales

Poemas Visuales é um espetáculo pleno de ternura, que preenche todos os cantos da cena com virtuosismo incomum. No palco, um conjunto de esponjas ganha vida, construído com extrema simplicidade, que exige grande domínio para conseguir que, com a sua manipulação, o gesto seja transformado em verso e o verso em emoção.

LITERATURA

Paiol Literário Podcast

O podcast Paiol Literário é uma parceria do Itaú Cultural com o jornal de literatura Rascunho. O programa traz entrevistas com autores e críticos gravadas nos encontros da série homônima que o Rascunho realiza desde 2006 em Curitiba, no Paraná. 

Desde 2006, o Paiol Literário tem um objetivo bastante claro: ser uma radiografia da literatura brasileira contemporânea. Para isso, a programação tem sido a mais plural possível, com autores representativos de gerações distintas.

ARTE

Por dentro do Museu Nacional, no Rio de Janeiro

Faça uma visita guiada e redescubra a coleção antes do incêndio de 2018.

Partilhe: