Programa Cultural: sugestões para o Dia da Criança

Etiquetas: ,
___________________________________________________________________________________

Em Portugal, o Dia da Criança é celebrado a 1 de junho, por isso deixamos aqui algumas sugestões de conteúdos latino-americanos para partilhar com os mais pequenos.

1 de junho

CINEMA

Luminaris, de Juan Pablo Zaramella

Num mundo em que a luz reina e define o ritmo da vida, um homem comum tem um plano que pode mudar o curso das coisas.

Esta curta-metragem apresenta uma história simples e cómica, que pela indicação da composição de cenários e indumentária, se passa entre as décadas de 1940 e 1950, em Buenos Aires. O personagem principal trabalha numa fábrica de lâmpadas, onde estas são “fabricadas” através da boca dos seus empregados. Com movimentos característicos, Zaramella cria situações inusitadas e surreais, típicas das produções animadas. 

Juan Pablo Zaramella é um realizador e animador argentino. As suas curtas-metragens ganharam mais de 500 prémios em todo o mundo.

MÚSICA 

Lembra-te de Mim (Reunião)

Versão em português de Portugal da música “Remember Me (Reunion)” (com o título em português de “Lembra-te de Mim (Reunião)”) do filme da Pixar Animation Studios de 2017 “Coco”.

TEATRO

Festival Internacional Raíces para Niños y Niñas

Este canal é a extensão do Festival Internacional de Raízes para Meninos e Meninas.

Tem secções para fantoches, música, narração de histórias, animações e workshops. Criadores de Jalisco, México, junto com criadores internacionais de países como Argentina, Colômbia e Chile participam, com o objetivo de realizar atividades artístico-culturais e, assim, contribuir para o desenvolvimento da criatividade no público infantil.

LITERATURA

O BaixeLivros é uma biblioteca virtual que procura oferecer um maior relacionamento entre o leitor e o autor, e é também uma rede social académica, que pretende aproximar o aluno do professor, em ambiente online.

Tem disponível uma série de livros do domínio público, que pode descarregar online.

O Cabelo da Menina – Fernanda Takai

Uma garotinha capaz de mudar a atitude de uma escola inteira usando apenas sua personalidade e um corte de cabelo malucão.

ATIVIDADES

Faz por ti mesmo

No Chile para niños acredita-se que a melhor maneira de aprender sobre a cultura e herança chilenas é conversando, ouvindo outras pessoas, visitando lugares, fazendo coisas novas e conhecendo o vasto mundo que está lá fora. 

Viagens imaginárias, mapas de monumentos, comboios incríveis, visitas ao espaço, vestidos de baile, tudo aqui é possível!

O computador é apenas um meio. Imprime qualquer uma das atividades propostas e começa a jornada.

Partilhe: