Exposição “Trinus” de Cláudio Garrudo

Etiquetas: , , , ,
___________________________________________________________________________________

29 janeiro a 27 fevereiro
Casa da América Latina (Casa das Galeotas – Av. da Índia, 110)

A Casa da América Latina recebe este mês a exposição “Trinus” de Cláudio Garrudo, precisamente o primeiro mês do ano em que se assinalam os 500 anos da viagem de Fernão de Magalhães.

As fotografias da exposição resultam de uma incursão de vários dias no oceano atlântico a bordo de um cargueiro, na qual o fotógrafo registou não só a viagem no mar como sobretudo a ideia de viagem marítima.

Ao visitar a exposição encontramos assim o mar nas suas mais variadas vertentes, tendo em conta as diferenças de luz ao longo do dia e a perspetiva do fotógrafo. Há, ainda assim, uma linha comum a toda a exposição de Cláudio Garrudo presente num dos poemas de Miguel Torga que acompanha a exposição: “o que importa é partir, não é chegar.”

O convite para visitar a sala de exposições da Casa das Galeotas é então um convite à viagem, ao azul desta viagem, deixando de lado a preocupação com a chegada a um destino concreto.

Ao longo do ano que agora começa a Casa da América Latina terá os olhos postos nesta ideia de viagem, trazida por Fernão de Magalhães há 500 anos e que continua até aos dias de hoje a inspirar partidas, chegadas, e sobretudo descobertas.  

Cláudio Garrudo nasceu em Lisboa em 1975. É fotógrafo e produtor cultural. Já expôs individualmente em Portugal, Espanha, República Checa, Eslováquia e Roménia, e participou em feiras de arte em Lisboa, Miami, Nova Iorque e Madrid. Ganhou o prémio da VII edição da Bienal de Coruche e editou diversos livros de fotografia.

Partilhe: