Inovcluster: A aposta na internacionalização com resultados comprovados

Etiquetas: ,
___________________________________________________________________________________

Artigo de opinião sobre a Inovcluster – Associação do Cluster Agroindustrial do Centro

A Inovcluster – Associação do Cluster Agroindustrial do Centro, desde a sua criação (2009), tem conseguido mobilizar os mais diversos atores e parceiros do setor agroalimentar. Conta atualmente com mais 150 empresas que congregam 8 fileiras (mel, azeite, cereais, etc.), com produtos diferenciados.

O sector agroindustrial representa uma das fileiras estratégicas para a dinamização da economia regional e nacional. Nos últimos anos, ganhou uma evolução apreciável, tornando-se um setor bastante competitivo. Este crescimento é visto pela InovCluster como uma oportunidade de desenvolver uma estratégia de internacionalização adaptada às necessidades dos seus associados.

Para promover a marca Portugal, as suas exportações e alavancar as empresas para exportar, a Inovcluster reúne os requisitos para a abordagem a diversos mercados. Com vários projetos desenvolvidos e outros em execução para a internacionalização do setor, constrói um percurso consolidado de apoio às empresas nesta matéria.

A InovCluster consolida uma dinâmica que se iniciou em 2013, e que tem sido uma aposta estratégica coletiva de promoção do setor agroalimentar nos mercadores externos.

Ao longo dos vários projetos executados, a Inovcluster realizou mais de 60 ações internacionais, que se dividem entre a organização da presença oficial portuguesa em diversos Certames Internacionais, organização de Missões Empresariais, Mostras Promocionais, e Missões Inversas. Ao longo de 6 anos, e no decorrer do conjunto de ações organizadas pela Inovcluster foram realizadas mais de 300 participações, foram estabelecidos mais de 2000 contactos internacionais de mais de 20 diferentes mercados e realizaram-se inúmeros negócios efetivos.

Deve ainda ser realçado que várias empresas iniciaram as suas exportações no decorrer das várias ações e vários negócios concretizaram-se com a identificação de oportunidades de negócio identificadas e direcionadas pela Inovcluster.

Sempre que a Inovcluster teve ou tem uma ação num dos mercados da América Latina, a cooperação com a Casa da América Latina é muito importante. Assumimos a Casa da América Latina como um dos principais parceiros para o trabalho desenvolvido nestes mercados. O apoio da Casa da América Latina é muito importante com toda a informação de mercados cedida e com a troca de conhecimento, contactos e parcerias.

Para este trabalho, a Inovcluster conta com um projeto SIAC, de âmbito nacional, financiado pelo COMPETE e com um projeto conjunto de internacionalização que tem como objetivo final o aumento do peso das vendas internacionais nas empresas da fileira agroalimentar, potenciando o incremento da visibilidade de Portugal alem fronteiras. É financiado pelo PORTUGAL 2020, no âmbito do Programa Operacional Competitividade e Internacionalização.

Não esquecendo a necessidade de conhecimento de mercado, por parte das empresas, a Inovcluster tem incluída na sua estratégia de internacionalização várias ações de capacitação, onde se juntam entidades especialistas dos vários mercados e que contribuem para o desenvolvimento das empresas.

Com esta estratégia a Inovcluster tem o grande objetivo de afirmar a presença das empresas portuguesas em mercados externos através do aumento efetivo das exportações nacionais bem como de aumentar a notoriedade do setor no mercado internacional.

A Inovcluster entende que Portugal é um país produtor por excelência, que tem que acreditar que a sua marca dinamiza as empresas individualmente, numa estratégia coletiva de promoção no agroalimentar, da tecnologia, da inovação, e da transferência de conhecimento entre as empresas, as universidades, as instituições de desenvolvimento tecnológico e os municípios. Esta é a nossa grande aposta para a continuidade da Inovcluster.

Partilhe: