Jornada sobre as culturas da água nas sociedades latino-americanas

Etiquetas: , , , ,
___________________________________________________________________________________

16 de outubro
10h00
Casa da América Latina
Programa completo

A Casa da América Latina, atenta às questões ambientais e à importância do estudo da água enquanto bem comum no passado, presente e futuro, associou-se à Embaixada do Peru em Portugal e à Universidade de Lisboa para esta jornada sobre as culturas da água nas sociedades latino-americanas.

Do programa, que vai decorrer ao longo de 4 dias e começar na Casa da América Latina no próximo dia 16 de Outubro às 10h00, constam investigadores nacionais e internacionais para refletir em conjunto.

Jesus Raúl Navarro-Garcia de Espanha, Ronald Ancajima do Peru, Luís Ribeiro de Portugal, Luis Castro Castro e Francís Villagràn Azocar do Chile, Martín Sanchéz do México e Sérgio Olayo do Brasil.

Ao longo de todo o dia serão abordados temas como:

“A água na América Latina”, o “Uso Ancestral da Água no Território do Peru”, a “Sabedoria Ancestral das Civilizações Inca e Pré-Inca no Manusear da Água”, “O Oásis de Pica e a Cultura da Água no Deserto”, “Breve História de uma Técnica de Rega no Norte do México”, “Estratégias Vitais dos Pastores Trashumantes da Província de Huasco – Região de Atacama, no Chile”, ou os “Sistemas Agroflorestais e a Regeneração dos Solos”.

A primeira sessão destas jornadas decorre na Casa da América Latina, no dia 16 de Outubro a partir das 10 da manhã. As jornadas continuam depois nos dias 17, 18 e 19 de Outubro.

Dia 17 no Centro de História da Faculdade de Letras da Universidade de Lisboa. Dia 18 no Centro Ciência Viva do Alviela em Alcanena. Dia 19 em Alcanena, Porto de Mós e Rio maior com uma Jornada de Campo, seguida da inauguração da exposição “A Água no Universo Touareg do Planalto do Ahaggar – Sahara Central Argelino”, no Centro de Interpretação das Serras de Aire e Candeeiros, em Porto de Mós, ICNF – PNSAC.

Partilhe: