Segunda Semana do Uruguai em Portugal

Etiquetas: , , ,
___________________________________________________________________________________

19 a 25 de Março

Ao longo do mês de Março, a segunda semana do Uruguai em Portugal promove uma série de eventos onde se celebra a cultura uruguaia nas suas mais diversas formas. Academia, música, teatro e poesia são algumas das propostas.  

Dia 19 de março
Início:
18h00
Local: Casa da América Latina

Decorrerá uma conferência sobre a viagem de Fernão de Magalhães. Vão participar a Embaixadora do Uruguai Brígida Scaffo, o Diretor do Centro de Humanidades da Faculdade de Ciências Sociais e Humanas João Paulo Oliveira e Costa, o Presidente da Estrutura de Missão do V Centenário de Fernão de Magalhães José Marques, o representante da Universidade de Pablo de Olavide Juan Machena e a representante do Núcleo de Estudos Ibéricos e Ibero-americanos Maria Fernanda de Abreu.

Dia 20 de março
Início:
16h00
Local: Faculdade de Ciências Sociais e Humanas da Universidade Nova

Haverá uma homenagem a Ida Vitale, com leituras e música. Nascida em Montevideo, a 2 de Novembro de 1923, Ida Vitale é poeta, jornalista, tradutora e crítica literária. Distinguida com vários prémios literários ao longo da sua carreira, foi no ano passado vencedora do Prémio FIL de Literatura 2018 em Línguas Românicas, atribuído pela Feira Internacional do Livro de Guadalajara. Nesta homenagem participarão estudantes e professores da Universidade Olavide de Sevilla e do CHAM, Centro de Humanidades da Faculdade de Ciências Sociais e Humanas.

Dia 21 de março
Início:
19h00
Local: Palácio Nacional da Ajuda

Será apresentado o livro Memoria Social; Uruguaya tú eres parte: no te quedes aparte. São relatos na primeira pessoa de 13 mulheres imigrantes uruguaias que chegaram a Portugal e que recordam as suas vivências no país de origem e contam como foi o processo de adaptação ao novo país que agora sentem como seu também.

Por ocasião desta apresentação haverá também um espetáculo unipessoal de tango que inclui baladas e poemas de autores portugueses e uruguaios, levado a cabo pelo autor e compositor Andrés Stagnaro.

Participam a Secretária de Estado da Cidadania e Igualdade, Rosa Monteiro, a jornalista uruguaia Maria Inés Obaldía e a socióloga Oriana Jara Maculet.

Dia 23 de março – cancelado pela Embaixada do Uruguai
Início:
18h00
Local: Auditório Carlos Paredes

A peça de teatro “Simone, mujer partida” será levada a palco no Auditório Carlos Paredes. É um tributo à escritora Simone de Beauvoir aproveitando para celebrar a mulher, o discurso político e o ensaio filosófico. A peça, com as atrizes Gabriela Iribarne e María Dodera, foi também selecionada para participar no FITA – Festival Internacional de Teatro do Alentejo 2019.

Dia 25 de março
Início:
19h00
Local: Porto, local a determinar

André Stagnaro estará no Porto, em local ainda a determinar, para um espetáculo com o mesmo tom do que é apresentado em Lisboa.

Partilhe: