Palestras do Centro de Comunicação dos Oceanos na CAL

Etiquetas: , , ,
___________________________________________________________________________________

14 e 28 de fevereiro
18h00
Sede da CAL e da UCCLA (avenida da Índia, 110)

No âmbito do ciclo de Palestras do Centro de Comunicação dos Oceanos, irão decorrer nos dias 14 e 28 de fevereiro, às 18h00, duas palestras na sede da Casa da América Latina e da UCCLA. Esta iniciativa contará com as intervenções de personalidades ligadas à ciência e à biodiversidade.

A palestra de dia 14 de fevereiro será sobre o tema “Tecnologia, investigação e a ameaça CO2 nos Oceanos”, e no dia 28 de fevereiro o tópico será “Tecnologia a serviço do conhecimento dos Oceanos”.

O Centro de Comunicação dos Oceanos (CCOceanos), idealizado e organizado pela jornalista náutica brasileira e portuguesa Nysse Arruda, é uma iniciativa que visa divulgar e partilhar informação atualizada sobre a temática dos oceanos, interligando todos os países de língua portuguesa e tornando Portugal num polo de informação acerca dos Oceanos. 

Oradores

14 de fevereiro

Vanda Brotas – Professora Catedrática da Faculdade de Ciências da Universidade de Lisboa;

Paulo Catry – Investigador doutorado do ISPA e membro do Grupo de Investigação de Sistemas Costeiros e Oceano, na área da Biodiversidade e Funcionamento dos Ecossistemas;

Ana Faria – Licenciada em Biologia Marinha e Pescas pela Universidade do Algarve e Doutorada em Ecologia Marinha pela Universidade do Algarve.

28 de fevereiro

Jorge Freire e José Bettencourt – Investigador do CHAM – Centro de Humanidades e membro do projeto ProCASC da Câmara Municipal de Cascais;

Tema – A descoberta da Nau da Índia – Bugio

Elvira Fortunato – Vice-Reitora da Universidade Nova de Lisboa. Cientista, investigadora e professora catedrática. Especialista pioneira mundial na eletrónica de papel, nomeadamente transístores, descoberta feita pela equipa de investigação do Centro de Investigação de Materiais (CENIMAT);

Tema – A eletrónica de papel no futuro dos Oceanos

Marco Alves – PhD, Coordenador da Área de Modelação Numérica e um dos investigadores da equipa multidisciplinar da WavEC, empresa especializada em soluções na área das energias renováveis marinhas, aquacultura offshore e engenharia dos oceanos.

Tema – A energia das ondas do mar

Partilhe: