Prova de vinhos portugueses na FIL Guadalajara

Etiquetas: , , , ,
___________________________________________________________________________________

No âmbito do Programa Empresarial da Feira Internacional do Livro de Guadalajara 2018, a AICEP, em estreita articulação com a VINIPORTUGAL, realizou, no dia 29 de novembro, uma prova de vinhos destinada a sommeliers mexicanos, com o objetivo de aumentar o conhecimento sobre os vinhos de Portugal e a imagem de Portugal como produtor de vinhos de excelência.

Os vinhos portugueses, na sua diversidade, são versáteis e gastronómicos e, na qualidade, são dos melhores do mundo, possuidores de um património de mais de250 castas autóctones, capazes de proporcionar uma experiência única, quer pelo modo como tiram partido da diversidade de terroirs e castas portuguesas, quer pelas técnicas e pessoas que os elaboram.

Em entrevista à televisão oficial da FIL 2018, Jorge Monteiro, o Presidente da VINIPORTUGAL afirmou que o que distingue Portugal dos outros países assenta numa palavra que é“diversidade”. “Enquanto a maior parte dos países concorrentes concentrou a sua produção em vinhos da casta cabernet sauvignon, chardonay, pinot noir ou merlot, Portugal soube preservar o seu património genético.”

Atualmente, Portugal é o país que tem a maior densidade de castas autóctones por hectare plantado “Temos hoje identificadas mais de 250 castas autóctones ou nativas, das quais mais de70 entram regularmente na produção de vinhos. O consumidor encontra nas garrafas essa diversidade”, acrescentou.

Partilhe: