“Histórias do Mundo” na Biblioteca Municipal de Belém

Etiquetas: , , ,
___________________________________________________________________________________

Numa iniciativa conjunta entre a Casa da América Latina e a Biblioteca Municipal de Belém, no âmbito do Ano da Multiculturalidade, promovido pelo Ministério da Educação, os jardins de infância e as escolas de 1º ciclo da região de Lisboa têm tido tardes bem diferentes do habitual.

De 6 de novembro a 14 de dezembro, as salas desta biblioteca acolhem centenas de crianças para lhes contar as “Histórias do mundo”. Esta iniciativa pretende proporcionar às crianças uma perspetiva do mundo que as rodeia, pautado pela diversidade, de forma a promover o reconhecimento, o respeito e valorização das diferenças culturais, numa convivência em harmonia, debruçando-se sobre os continentes que nos são mais distantes.

Em semana de América Latina nas “Histórias do Mundo”, acompanhámos a narração de “Dançar nas Nuvens”, de Vanina Starkoff, por parte das educadoras Susana e Mafalda, sob o olhar atento de duas dezenas de crianças entre os quatro e os seis anos dispostas em círculo. Sob a máxima do braço no ar para poder responder às perguntas colocadas, os petizes iam-se atropelando para adivinhar o que era “aquela coisa azul” chamada oceano. A chegada ao Brasil fez-se por avião, porque de barco “demorava anos”, segundo um dos mais ousados da plateia.

Entre risos e sorrisos, houve ainda tempo para distinguir a esquerda da direita, dançar, cantar e, até, tomar contacto com produtos típicos daquela região, como o cacau, o café e a mandioca.

No final, ficou a certeza de que aqueles 20 meninos não só passaram uma tarde diferente, como saíram mais felizes, instruídos e, sobretudo, disponíveis para aceitar a diferença.

Partilhe: