Dois violões no palco da Casa da América Latina

Etiquetas: , , , , , ,
___________________________________________________________________________________

12 de outubro
21h30
Casa da América Latina
Entrada: 5€ (reservas para: reservas@casamericalatina.pt)
(Não possuímos MB)

12 de outubro, às 21h30, o auditório da CAL é o espaço ideal para quem gosta muito de violão, um instrumento que tem vida longa – nas ruas, nos bares, nas rodas, mas também nos concertos eruditos. Dois violões é uma colcha de ritmos em toda sua profundidade harmónica e com a sonoridade rica da música popular.

O repertório tem duas vertentes: a primeira traz um apanhado de grandes compositores consagrados pelo tempo, gente da dimensão de Ernesto Nazareth, Canhoto da Paraíba, Jacob do Bandolim e Agustín Barrios. Este último, um paraguaio com um sotaque muito brasileiro. Além disso, o duo traz no repertório músicas autorais feitas para o violão. Os arranjos procuram equilibrar técnica e sensibilidade, explorando a riqueza musical e a beleza do violão brasileiro enquanto estilo.

Os dois violonistas, compositores, professores e amigos têm muita coisa em comum: nasceram em Brasília, têm formação musical desde o nível técnico até aos cursos universitários, gostam de tocar em grupo e resolveram dedicar-se ao violão.

João Ferreira trabalha como produtor e diretor musical em diversos CDs e DVDs bem-sucedidos. Graduado em música pela UnB, João é integrante da Orquestra de Violões de Brasília desde 2003 e professor de violão popular na Escola de Música de Brasília desde 2008. Como músico e produtor musical, trabalha com artistas de renome como Clodo Ferreira e Natiruts, além de vários outros importantes artistas brasiileiros. Foi indicado ao Grammy latino como diretor musical do álbum Natiruts Acústico. Possui também um disco de Platina e um DVD de ouro.  

Vinícius Vianna é bacharel em violão pela UnB. Foi professor de violão na Escola de Choro Raphael Rabello e atualmente é professor de violão popular e violão erudito na Escola de Música de Brasília. A sua presença é constante há muitos anos nas principais rodas de choro da capital. Vinícius integra o grupo Sai da Frente, que em 2017 lançou o seu primeiro CD e realizou shows no Brasil e na Alemanha. Vinícius participa em discos e festivais de música por todo o país.

Agora João Ferreira e Vinícius Vianna reuniram-se para homenagear o instrumento que os guia na caminhada musical. O resultado é o CD DOIS VIOLÕES. Marcado pelas composições próprias dos dois violonistas, o cd traz também releituras de choros consagrados, evidenciando a vocação de solista que o violão tem.

Enfim, podemos dizer que Dois violões renova a alegria de saber que a música sai sempre vencedora com as novas propostas.

Partilhe: