Abertura do Curso de Verão América Latina Hoje

Etiquetas: , ,
___________________________________________________________________________________

A 11º edição do Curso de Verão América Latina Hoje iniciou no dia 2 de julho, com uma abertura-oficial realizada no ISCTE-IUL. O curso vai prolongar-se até 6 de julho, contando com conferencistas como Andrés Malamud, Eduardo Perera Gomez, Jussi Pakkasvirta, Matias Dewey e Andrea Valencia.

Após o seminário inaugural Introdução à História Política Latino-Americana, a cargo de Luis Fretes Carreras, realizou-se a cerimónia de abertura, que contou com a presença da Vice-Reitora ISCTE-IUL, Maria das Dores Guerreiro, do Diretor do CEI-IUL, Luís Nuno Rodrigues e da Secretária-geral da Casa da América Latina, Manuela Júdice.

Luis Fretes Carreras salientou a relevância da colaboração da Casa da América Latina (CAL) com este curso de verão. Manuela Júdice falou na “constância” com que se tem pautado a mesma ao longo de 11 anos, nomeadamente através do “acolhimento de empresários interessados em investir na América Latina” e “vários casos de sucesso” que deram os primeiros passos após esta iniciativa. Explicou que o programa deste ano centra-se na dinâmica das cidades como impulsionadoras do investimento nacional, lembrando a participação do orador Eduardo Perera Gomez, que recebeu em 2017 a menção honrosa do Prémio Mário Quartin Graça, atribuído pela CAL e Banco Santander Totta. “É em diálogo com os alunos que vamos adaptando o nosso trabalho a cada ano”, acrescentou ainda.

Maria das Dores Guerreiro agradeceu aos organizadores, desejando aos participantes bons resultados decorrentes do curso que aborda “temas globais”, e que estes se reflitam em “novos contributos” na investigação. Luís Nuno Rodrigues afirmou a “aposta reforçada do CEI” neste tipo de cursos. “Este é um caso de sucesso, que mantém um número considerável de alunos todos os anos, apesar da vasta oferta a que assistimos hoje”, afirmou, destacando ainda o investimento que o CEI tem vindo a demonstrar na América Latina, tanto a nível da investigação como do ensino, com uma percentagem cada vez mais relevante de teses internacionais que se focam na região.

Luis Fretes Carreras lembrou ainda a sessão de gastronomia peruana e a sessão de tango argentino que se irão realizar no âmbito deste curso, de forma a criar um contacto mais próximo com a cultura destes países, e deu os parabéns a Andrés Malamud, vencedor do Prémio Global Americans 2018, que homenageia a nova geração de intelectuais. Seguiu-se uma conferência com o mesmo sobre a América Latina em Globalização.

Curso de Verão América Latina Hoje

Organizado pelo Centro de Estudos Internacionais do Instituto Universitário de Lisboa (CEI-IUL), pelo Instituto para as Políticas Públicas e Sociais da mesma universidade (IPPS-IUL) e pela Casa da América Latina (CAL), o Curso de Verão destina-se a todos os que se interessam por estudos internacionais e estudos latino-americanos, seja para o prosseguimento de estudos ou como preparação profissional nas áreas das atividades culturais, das relações internacionais, da cooperação e desenvolvimento, em todos os tipos de organizações públicas e privadas, governamentais, internacionais e em ONGDs.

O curso multidisciplinar, que aborda as dinâmicas socioeconómicas, políticas e culturais da América Latina, tem como objetivo geral a compreensão da presente realidade da região nas suas múltiplas dimensões, em particular na relação com o espaço transatlântico. Com atividades dentro e fora de sala de aula, os alunos terão contacto com o dinamismo da cidade na sua vertente económica e cultural (artes, literatura, música, cinema e teatro).

Mais informações: http://ipps.iscte-iul.pt/index.php/pt/formacao/proximos-cursos/cursos/1-categoria-padrao/60-curso-de-verao-america-latina-hoje

Partilhe: